[weglot_switcher]

Aramco celebra contratos no valor de 25 mil milhões destinados à expansão da rede de gás

No comunicado da empresa petrolífera estatal saudita é sublinhado que “os projectos visam apoiar o crescimento da produção de gás da Aramco, diversificar a sua carteira e acrescentar volumes significativos de etano, líquidos de gás natural e condensados”.
30 Junho 2024, 18h00

Com a intenção de expandir a sua rede de gás, a Aramco, empresa petrolífera estatal saudita, celebrou este domingo, 30 de junho, contratos que superam ligeiramente os 25 mil milhões de dólares (23,3 mil milhões de euros). O anúncio foi feito pela empresa através de comunicado, no qual acrescenta o objetivo claro de avançar com a segunda fase do campo de gás Al Jafurah.

A Aramco adjudicou contratos no valor de 12,4 mil milhões de dólares para este projeto e 8,8 mil milhões de dólares para a expansão da terceira fase do Sistema de Gás Principal, a rede de gasodutos que liga os locais de produção e processamento de gás da empresa na Arábia Saudita, refere ainda o mesmo documento.

Foram ainda adjudicados 23 contratos adicionais de plataformas de gás não convencional avaliados em 2,4 mil milhões de dólares, bem como dois contratos de perfuração direcional no valor de 612 milhões de dólares, de acordo com a empresa saudita, que recordou que os contratos de ligação de poços em 2022 e maio de 2024 já tinham sido adjudicados em Al Jafurah por 1,63 mil milhões de dólares.

No comunicado é sublinhado que “os projectos visam apoiar o crescimento da produção de gás da Aramco, diversificar a sua carteira e acrescentar volumes significativos de etano, líquidos de gás natural e condensados”.

De acordo com o ministro saudita da Energia, Abdelaziz bin Salman, com esta “expansão estratégica”, a Aramco pretende produzir mais de 60% de gás para venda até 2030. Está previsto que a empresa passe de uma produção de 13,5 mil milhões para 21,3 mil milhões de pés cúbicos, de 2021 para o início da próxima década.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.