[weglot_switcher]

Arborea angaria cinco milhões de euros em ronda liderada pelo Indico Capital Partners

O investimento financiará a preparação da primeira unidade da Arborea para produção de proteínas em escala comercial, utilizando a sua tecnologia de ponta Biosolar Leaf.
20 Dezembro 2024, 18h42

A Indico Capital Partners e o Banco Português de Fomento (BPF) financiaram o primeiro projeto de produção de proteínas com pegada carbónica negativa.

Em comunicado é revelado que a Arborea, uma empresa luso-britânica pioneira no desenvolvimento de proteínas multifuncionais e ingredientes nutritivos através de um sistema inovador de produção de microalgas, garantiu com sucesso uma ronda de financiamento de cinco milhões de euros.

A ronda foi liderada pela Indico Capital Partners com o apoio do BPF e o investimento financiará a preparação da primeira unidade da Arborea para produção de proteínas em escala comercial, utilizando a sua tecnologia de ponta Biosolar Leaf.

“Esta abordagem revolucionária permite a criação de produtos alimentares de elevado valor nutritivo e com uma pegada carbónica negativa, oferecendo uma solução sustentável muito necessária para o desafio global do abastecimento alimentar e para a mitigação das alterações climáticas”, revela a empresa.

Segundo Stephan de Moraes, Managing General Partner da Indico Capital Partners, “o investimento na Arborea terá um impacto transformador na indústria alimentar, nomeadamente na substituição de proteína animal”.

“O sistema de cultivo Biosolar Leaf com recurso a micro-algas permite a produção de uma quantidade superior de proteína em comparação com qualquer outro método de produção alimentar, incluindo a agricultura e a produção animal”, acrescenta Stephan de Moraes.

“Este investimento será crucial para consolidar a posição da Arborea como líder na criação de soluções inovadoras para um futuro mais sustentável e resiliente”, revela o Managing General Partner da Indico Capital Partners.

Já Julian Melchiorri, fundador e CEO da Arborea, afirma que “este financiamento marca um passo crucial na nossa missão de revolucionar a produção alimentar através da nossa tecnologia Biosolar Leaf”.

“Ao produzir proteína multifuncional de forma sustentável e negativa em carbono — com sabor e cor limpos, e adaptável a diversas aplicações alimentares — estamos a enfrentar dois dos desafios mais urgentes do mundo: a segurança alimentar e as alterações climáticas”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.