[weglot_switcher]

Arcaico. O novo projeto para apoiar empresas com IA generativa

Este projeto, dizem as empresas em comunicado, pode aplicar-se a qualquer empresa, dado ser personalizado a cada negócio e assente em diferentes fases. 
26 Outubro 2023, 17h00

A portuguesa LTPlabs e a agência Mesh lançaram um novo projeto focado na Inteligência Artificial (IA) Generativa e em como podem ajudar as empresas nacionais a tirar proveito deste avanço tecnológico para aumentar a sua produtividade.

O Arcaico, projeto nascido entre a empresa e a agência criativa, quer servir de guia para que as empresas tirem o máximo de proveito das potencialidades da IA. Contam as empresas que se trata de “uma fábrica de protótipos” para as empresas testarem as suas potencialidades.

“O Arcaico é um verdadeiro laboratório de ideação para empresas e surge da simbiose de um grupo de especialistas em análise de dados, IA Generativa e inovação”, adianta o João Alves, senior tech manager na LTPlabs.

“Acreditamos que, através desta iniciativa, vamos conseguir ajudar as empresas a perceber como poderão tornar-se mais eficientes e rentáveis com o auxílio desta tecnologia”, explica o responsável.

Este projeto, dizem as empresas em comunicado, pode ser aplicado a qualquer empresa, uma vez que é personalizado a cada negócio e assente em diferentes fases.

O Arcaico visa “desmistificar alguns conceitos relacionados com a IA” e vai explicar aos clientes, numa primeira fase, como resultam na criação de valor para as suas empresas.

Posteriormente, a Arcaico fornece ainda workshops e desenvolvimento do roadmap, onde apresenta cenários protótipos que usam a IA Generativa como base para resolver problemas.

“A título de exemplo, uma das soluções que poderá vir a ser implementada pelas empresas portuguesas, com o apoio da Arcaico, será um sistema de suporte aos serviços de apoio ao cliente, através de bots que usam IA Generativa para pesquisar informação sobre o problema, auxiliando os operadores a encontrar rapidamente as respostas”, indicam os parceiros no mesmo comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.