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Arcus prepara captação de mais mil milhões de euros para investir

Uma nova ronda junto de potenciais investidores permitirá aos fundos da Arcus Infrastructure Partners levantar mais mil milhões de euros a nível internacional para serem aplicados em novos investimentos a realizar na Europa, soube o Jornal Económico. O investimento total líquido agregado da Arcus já ultrapassa os 3,4 mil milhões de euros.
23 Julho 2019, 13h04

A Arcus Infrastructure Partners tem previsto o levantamento junto dos investidores internacionais de mais mil milhões de euros para aumentar o seu portefólio de aplicações, sabe o Jornal Económico. A carteira da Arcus já conta com um investimento global com valor líquido agregado superior a 3,4 mil milhões de euros e um entreprise value agregado que ultrapassa os 15 mil milhões de euros.

Os investimentos da Arcus foram aplicados ao longo da última década em equity capital – esta sociedade completou recentemente 10 anos  de actividade -, diversificados em dez negócios de infraestruturas nos sectores de transpores e telecomunicações, entre os quais figura a Brisa, de que a Arcus é um dos investidores de referência, com 19,09% do capital social e 20,73% dos direitos de voto, referentes a 114,55 milhões de ações.

Além da Brisa, o portefólio da Arcus inclui no sector dos transportes a Alpha Trains e a polaca GTC, e nas telecomunicações a e-Fiber e a Swiss4net. Com sede em Londres, a Arcus tem igualmente um escritório em Amesterdão, na Holanda. Entre os seus projetos mais recentes, a Arcus apresentou agora, na segunda quinzena de julho, o novo sistema digital para portagens AmberGO, de Automatic Toll Collection Method, instalado no final de junho de 2019, que já está a funcionar na auto-estrada polaca “AmberOne”, também designada na Polónia como “A1”, que liga Rucosin, no sul de Gdansk, a Torun, por 152 km de auto-estrada.

O AmberGo foi desenvolvido e financiado para a polaca GTC – Gdansk Transport Company com recursos captados por esta companhia polaca do sector dos transportes, onde a Arcus também participa como investidor. O JE sabe que cerca de 5% doss pagamentos na “A1” serão feitos através do sistema do AmberGO.

Este sistema reconhece as matrículas dos veículos que circulam na “A1” polaca, o que permite que os condutores associados ao sistema AmberGO viajem nesta auto-estrada sem necessidade de tirarem um ticket à entrada, nem precisarem de parar nas portagens à saída para pagaram. O Jornal Económico sabe que este sistema funciona através da instalação de uma aplicação num smartphone e dispensa quaisquer identificadores adicionais dentro dos veículos. A expectativa da Arcus é que esta tecnologia seja três vezes mais rápida que os sistemas tradicionais de cobrança de portagens, o que permitirá que o AmberGO aumente a capacidade de resposta das portagens da “A1” polaca.

Daniel Amaral, partner e co-fundador do fundo Arcus, encontra-se nos EUA, em Chicago, juntamente com a equipa da Brisa, para visitar a operação de instalação e manutenção de mais de cem máquinas de portagens nas auto-estradas do Estado de Illinois. Depois dos comentários sobre a futura estratégia da Arcus na Brisa – que equacionaram um cenário de saída da Arcus do capital da Brisa – o JE sabe que até à data não foi tomada qualquer decisão e que este tema não será abordado a muito curto prazo.

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