“A partir de hoje, 1 de julho, a oferta de transporte público rodoviário de passageiros na região metropolitana de Lisboa foi reforçada para mais de 90%, relativamente à existente no período pré-pandémico, o que se traduz, em termos concretos, num crescimento de cerca de quatro mil circulações por dia, face à oferta registada em junho”, assegura um comunicado da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
De acordo com a nota, “esta oferta configura mais cerca de 57.000 quilómetros percorridos diariamente pelos transportes rodoviários na área metropolitana de Lisboa”.
Os responsáveis da AML adiantam que o Grupo Barraqueiro, através das participadas Boa Viagem e Mafrense, que servem os concelhos de Vila Franca de Xira, Mafra, Sintra e Loures, “tem procedido a reforços de oferta desde segunda-feira, 29 de junho”, acrescentando que “desde hoje, está a disponibilizar uma oferta idêntica à registada no período homólogo em 2019, com reforços substanciais nas ligações a Lisboa e a outros locais sem alternativa de serviço”.
Por seu turno, “a JJ Santo António, Isidoro Duarte e Henrique Leonardo Mota, que servem os concelhos de Loures e Mafra, estão, desde dia 29, a praticar os horários não escolares, com uma oferta que, no caso da JJ Santo António, chega aos 100%”.
“A Rodoviária de Lisboa, que serve Loures, Odivelas e a parte de Vila Franca de Xira e Amadora, apresenta, por sua vez, uma oferta média acima dos 90%. Desde segunda feira, tem procedido ao reforço dos seus serviços, designadamente das carreiras e horários onde há registos de maior procura. Algumas destas carreiras têm uma oferta idêntica à que se registava antes da fase pandémica”, adianta a AML.
O mesmo documento adianta que “a Scotturb, que serve o concelho de Sintra e as carreiras intermunicipais para Cascais e Oeiras, também oferece, desde hoje, 100% de reforço de oferta de rede, com especial atenção para os serviços que registavam maior procura”, sublinhando que “a oferta passou, por isso, a ser idêntica à existente antes da pandemia”.
“As carreiras 455 e 456 de Rio de Mouro para Cascais e Estoril estão a praticar horários reforçados que, pelo menos, são equivalentes à fase pré-pandémica e passaram a ser feitas com os veículos de maior dimensão. A carreira 456 Rio de Mouro/ Estoril está, inclusivamente, com um acréscimo de oferta na hora de ponta do período da manhã, com mais três circulações, face à oferta normalmente praticada”, asseguram os responsáveis da AML.
O mesmo documento acrescenta que “a Vimeca/Lisboa Transportes, que serve os concelhos de Oeiras, Amadora e parte de Sintra, está a praticar, desde segunda-feira, os horários normais nesta altura do ano, assegurando, assim, 100% da oferta”.
Por fim, os TST – Transportes Sul do Tejo, participada da Arriva, que servem a Península de Setúbal, “estão, desde hoje, também a proceder a um reforço global do serviço de transportes”, garantindo a AML que “foram, neste contexto, retomadas as ligações a Lisboa que ainda se encontravam suspensas”.
“A Área Metropolitana de Lisboa, os municípios e os operadores estão, de uma forma conjunta, a monitorizar os serviços oferecidos, para procederem, em caso de necessidade, a reajustes na oferta, visando a prestação de um serviço público de transportes seguro e que vá ao encontro das necessidades de mobilidade da população da área metropolitana de Lisboa”, asseguram os responsáveis da AML.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com