[weglot_switcher]

Área Metropolitana de Lisboa lança desafio para criação de solução inovadora na mobilidade

O prazo limite para participar no EIT Urban Mobility Innovation Day, inscrevendo as respetivas soluções, é dia 29 de novembro. Basta selecionar o município para o qual se quer apresentar a ideia e preencher um formulário com uma breve descrição da solução. A participação é gratuita.
21 Novembro 2020, 16h44

A AML – Área Metropolitana de Lisboa está a lançar um desafio para a criação de uma solução inovadora na mobilidade, dirigida a ‘startups’, ‘scale-ups’ e investigadores nacionais, no sentido de fomentar a confiança dos clientes dos transportes públicos, abalada pelo impacto da pandemia em curso.

“A Área Metropolitana de Lisboa está a lançar um desafio a ‘startups’, ‘scale-ups’ e investigadores portugueses para que apresentem estratégias e soluções inovadoras que promovam a confiança dos passageiros nos transportes públicos, capazes de inverter o ciclo de receios trazido pela pandemia de Covid-19. A solução vencedora receberá 1.800 euros”, revela um comunicado da AML.

Segundo a nota, este programa de inovação aberta é desenvolvido pelo EIT Urban Mobility Hub Portugal e pelo EIT Urban Mobility, para além da AML, em que participam também os municípios de Palmela, Covilhã, Fundão, e um
outro por designar, com desafios reais para os seus territórios, no campo da mobilidade urbana.

“O prazo limite para participar no EIT Urban Mobility Innovation Day, inscrevendo as respetivas soluções, é dia 29 de novembro. Basta selecionar o município para o qual se quer apresentar a ideia e preencher um formulário com uma breve descrição da solução. A participação é gratuita”, garante o referido comunicado, acrescentando que, “após a submissão das propostas, os participantes trabalharão as suas soluções com o EIT Urban Mobility Portugal Hub e com a Vodafone Power Lab, durante os dias 9 e 10 de dezembro, apresentando-as aos representantes da AML e dos restantes municípios”.

De acordo com os responsáveis da AML, “posteriormente, cada uma das cinco entidades escolherá o vencedor do
seu desafio, que será conhecido numa cerimónia que decorrerá dia 15 de dezembro”.

“O objetivo desta iniciativa, que decorre exclusivamente online, é fomentar a colaboração entre atores governamentais e ‘startups’ para o desenvolvimento de projetos piloto, colaborações ou parcerias. Este desafio, de ligação entre as cidades e o ecossistema de inovação, surge na sequência da participação da AML no EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que, desde 2019, desenvolve iniciativas para incentivar mudanças positivas na forma como as pessoas se deslocam nas cidades”, assinala a AML.

O mesmo documento sublinha que “o EIT Urban Mobility Portugal tem como principais objetivos: transferir conhecimentos das atividades desenvolvidas no EIT Urban Mobility para parceiros portugueses (autoridades de transportes, operadores de transporte público e soluções de mobilidade inovadoras privadas), promover a importância da mobilidade na sustentabilidade das áreas urbanas, e estimular a inovação, participação e aparecimento de novos serviços a partir da identificação de problemas”.

O consórcio deste projeto é composto por três organizações: BGI – Building Global Innovators (líder da proposta), IASA – Institute for Advanced Studies and Awareness e Thales Portugal.

Conta ainda com o apoio da AML e dos municípios de Cascais, Lisboa, Aveiro, Covilhã e Guarda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.