[weglot_switcher]

Arranca a corrida aos reembolsos. Já é possível fazer simulações e submeter a declaração do IRS

Um dia antes do arranque da campanha do IRS, os contribuintes já estão a conseguir fazer simulações e também há casos em que conseguiram entregar a sua declaração no Portal das Finanças. Em alguns casos, estão a surgir erros relacionados com o Anexo F referente a rendimentos prediais (mesmo que não os tenham).
31 Março 2021, 18h27

A campanha IRS deste ano só arranca amanhã, mas o Portal das Finanças já permite fazer simulações ao reembolso que os contribuintes podem receber relativo aos rendimentos de 2020 e submeter as respetivas declarações.

O Jornal Económico (JE) tem conhecimento de vários contribuintes que já submeteram a sua declaração no Portal das Finanças. Também houve outros casos em que os contribuintes que tentaram submeter a sua declaração, mas foi lhes pedido para submeter o Anexo F, relativo aos rendimentos prediais, apesar de não auferirem dos mesmos.

Como confirmado pelo JE, as simulações aos reembolsos já podem ser realizadas no portal da Autoridade Tributária (AT), mas um especialista recomenda aos contribuintes analisarem bem a sua simulação antes de validarem a sua declaração de rendimentos relativa a 2020.

“É normal todos os anos a Autoridade Tributária (AT) disponibilizar a aplicação antes do arranque da campanha a 1 de abril, à semelhança de outros anos começa a ser possível preencher já o IRS”, disse ao JE Vítor Vicente, presidente da Associação Nacional de Contabilistas (Anaco).

Em relação aos erros com o Anexo F, este responsável aponta que é “normal ocorrerem erros informáticos com os anexos nos primeiros dias, normalmente com contribuintes com outros rendimentos que não os rendimentos de trabalho dependente e pensionistas”.

“Habitualmente nos primeiros dias este problema ocorre nos contribuintes com outros rendimentos: prediais, empresariais ou de capital. Recomenda-se por isso que estes contribuintes com outros rendimentos não validem logo o IRS nos primeiros dias pois normalmente há problemas iniciais nas aplicações”, explicou o líder da Anaco ao JE.

Sobre o pagamento dos reembolsos, Vítor Vicente recorda que “noutros anos, seja por erros técnicos ou por questões internas do fisco, os reembolsos, em alguns casos, tardaram a chegar aos contribuintes”

“Houve alguns anos com o IRS encalhado nos primeiros dias “devido a uma grande afluência dos contribuintes ao Portal das Finanças no arranque da campanha”, recorda o especialista.

Vítor Vicente recorda o caso do ano passado quando houve “constrangimentos provocados nos serviços devido à pandemia”.

Anaco deixa alertas

O presidente da Anaco deixa um alerta aos contribuintes: “é bom terem muita atenção, fazerem simulações, porque normalmente nas primeiras aplicações, que a AT torna disponível, existem alguns problemas”. Este responsável explica que podem não ser “necessariamente na liquidação do imposto, mas ao nível da simulação do imposto”.

Vítor Vicente alerta que “simuladores vão tendo problemas, o que pode induzir o erro os contribuintes, e só depois vão sendo corrigidos”.

A Anaco recomenda por isso que os contribuintes verifiquem se os cálculos dos simuladores estão corretos, destacando aqui que os contribuintes “devem verificar sempre muito bem” a situação da entrega da declaração em conjunto ou em separado para perceber se os cálculos estão corretos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.