[weglot_switcher]

Arranca esta segunda-feira a primeira fase de vacinação contra a gripe

A primeira fase vai contar com cerca de 350 mil doses de vacina, que se destinam aos profissionais de saúde que prestam serviços ao público, grávidas e idosos residentes em lares.
  • Karoly Arvai/Reuters
27 Setembro 2020, 11h21

A primeira fase de vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira, 28 de setembro, em todo o país. Idosos residentes em lares, profissionais de saúde e grávidas são a prioridade.

Para esta campanha, o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza 335 mil doses. Para evitar saídas e minimizar o risco, os idosos residentes em lares serão vacinados no próprio local por enfermeiros que se deslocarão às próprias instituições.

Depois desta primeira fase, a vacinação será alargada, a partir do dia 19 de outubro e vai incluir outros grupos de risco, nomeadamente as pessoas com mais de 65 anos e aqueles com doenças crónicas. Este ano também têm acesso à vacina sem pagar as pessoas imunodeprimidas e os estudantes em estágios clínicos.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, revelou, dia 18 de setembro, durante a conferência de imprensa diária sobre o impacto da Covid-19 no país que este ano foram adquiridas mais de dois milhões de doses a duas duas empresas diferentes. Uma das firmas antecipou a entrega da encomenda e forneceu 150 mil doses às administrações regionais de saúde, aos Açores e Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.