[weglot_switcher]

Arte e cultura em cada canto da cidade

Descubra algumas sugestões de lazer do Jornal Económico para este fim-de-semana (e não só) na cidade de Lisboa.
REUTERS/Rafael Marchante/
21 Julho 2017, 10h40

O palco é o largo

O Festival ao Largo está de volta com dança, música, teatro e ópera. E é grátis! A 9ª edição conta com mais artistas convidados, mas os ex-líbris mantêm-se: Coro do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Companhia Nacional de Bailado.

O programa deste ano combina jazz, musicais da Broadway e Maurice Ravel, Leonard Bernstein ou Frank Zappa. E homenageia dois gigantes da música do século XIX: Richard Wagner e Giuseppe Verdi, ambos nascidos em 1813.

Também se festeja a dança com interpretações incríveis, como a da Companhia Nacional de Bailado e o seu “Quinze bailarinos”.

Esta sexta e sábado, às 21h30, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa interpreta “A Vida de Verdi”.

Largo de São Carlos
Até 29 de julho
Preço: gratuito

 

Sábado

Caminhada em família

Finalmente tem férias ou está de folga? Reserve este sábado para uma atividade em família. A Green Trekker abre as portas do Parque Florestal de Monsanto para uma caminhada em que todos podem participar, aprender sobre a fauna e flora, e conhecer as origens desta floresta criada nos anos 40 do século XX. O percurso começa no Bairro do Calhau, e segue pelo trilho do aqueduto para contemplar a maior obra do tempo de João V. A caminhada continua pela mais elevada colina da capital em direção à mata de São Domingos, e o regresso ao ponto de partida é feito pelo caminho da água.

Aproveite esta aventura e tenha um dia ativo juntamente com a sua família.

Parque Florestal de Monsanto
22 de julho 10h-13h / Info: www.greentrekker.pt
Preço: 5 – 10 euros

 

Domingo

Fado meu, Fado nosso

Aqui fica um convite para domingo: Fado Intemporal. Onde duas gerações juntam o património e a contemporaneidade. Tudo acontece no palácio neoárabe do Séc. XIX – Embaixada, no Príncipe Real. Três instrumentos acompanham uma voz consagrada e outra jovem, promissora. Para além do Fado Intemporal, há também o Real Fado, que celebra esta canção tradicional lisboeta em locais surpreendentes. São três concertos semanais adaptados ao ambiente dos locais que os acolhem. O Fado Tradicional, que inclui um concerto intimista no Pavilhão Chinês. O Fado e Outras Sonoridades cruza o fado e elementos de outras culturas musicais.

Embaixada – Príncipe Real
Info: gulbenkian.pt/jardimdeverao/
23 de julho 20h-21h / Preço: 20 euros

 

Terça-feira

Jardim das tentações

A obra da artista portuguesa Bela Silva está exposta no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga. Inspirada na coleção de cerâmica do museu, combina desenho, forma, cor, animais e sentimento. Isto sem esquecer a influência do quadro de Bosch com os seus seres imaginários. As esculturas da artista prestam homenagem a Lisboa nas cores e às cerâmicas lúdicas portuguesas, cheias de figuras de animais, que povoavam as mesas no século XIX. Bela Silva nasceu em Lisboa e, atualmente, vive entre Bruxelas e a capital portuguesa. Criou várias peças de arte pública, entre elas os famosos painéis de azulejos para a estação de metro de Alvalade, em Lisboa, para os jardins do Centro Cultural Sakai no Japão, e para a Escola João de Deus nos Açores.

Museu Nacional de Arte Antiga
Até 1 de outubro
Horário/Preço: museudearteantiga.pt/como-visitar/horario-preco

 

Quarta-feira

Uma tarde entre livros, terraço e jardim

Reabriu uma das bibliotecas mais antigas de Lisboa, após dois anos de obras de restauro. Agora oferece mais área, novas salas de leitura, mais lugares sentados, espaços de cowork, uma sala polivalente, um lounge, dois balcões de empréstimo de livros e uma máquina de auto-empréstimo. O Palácio Galveias tem um jardim do século XVII, que foi a casa de campo dos marqueses de Távora e que convida à descontração, à leitura ou a uma bebida no quiosque. Mas há mais. O Palácio Galveias também planeia lançar um processo de aprendizagem para os sem-abrigo, que passa pela elaboração de currículos, entre outras atividades. Não tem nada a perder, venha visitar a segunda maior biblioteca de Lisboa e desfrutar da beleza do seu jardim.

Biblioteca Galveias
Terça a sexta 10h-19h, sábados e segundas 14h-19h

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.