[weglot_switcher]

As autárquicas estão a chegar: Saiba onde votar e qual o seu número de eleitor

Com as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, o Jornal Económico guia-o pelo caminho da participação eleitoral.
  • Rafael Marchante/Reuters
17 Setembro 2017, 15h21

Há dúvidas que a cada ato eleitoral não desaparecem: números de eleitor, recenseamentos, mesas de voto. Com as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, o Jornal Económico guia-o pelo caminho da participação eleitoral.

“Não sei qual é o meu número de eleitor. E agora?”:

Pode consultar o número de eleitor no portal da Secretaria Geral da Administração Interna, onde estão disponíveis os cadernos de recenseamento. Basta para tal, indicar o número de identificação civil e a data de nascimento.

Em alternativa, pode enviar um SMS para o número 3838. Deverá escrever: RE <espaço> nº de Identificação civil sem check <espaço> data de nascimento AAAAMMDD. Exemplo: RE 12344880 19891007

“Não sei onde votar. Como é que posso ter esta informação?”

Esta informação pode ser pedida na semana anterior às eleições, junto da Comissão Recenseadora que funciona na junta de freguesia da sua área de residência ou junto das Câmaras Municipais.

“Tenho que me recensear?”

Todos os cidadãos portugueses residentes em Portugal estão automaticamente recenseados.

“Que documentos necessito levar para votar?”

Aconselha-se a apresentação do cartão de Cidadão mas caso não o tenha consigo, pode apresentar um documento que tenha fotografia actualizada e que seja  habitualmente utilizado para identificação, como por exemplo o passaporte ou carta de condução, segundo o MAI.

Pode, ainda, identificar-se através de dois eleitores que atestem sob compromisso de honra a sua identidade ou ainda pelo reconhecimento unânime dos membros de mesa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.