[weglot_switcher]

AS MINHOCAS

Quantas vezes já ouvimos dizer, “Tens minhocas na cabeça”. Esta expressão madeirense serve para codificar ou rotular pessoas perturbadas com qualquer coisa. Também é frequente dizermos aos amigos que são complicadinhos: “ És um minhoquento”. Tinha acabado de ouvir esta expressão e resolvi escrever, com humor, plurissignificações, analogias, trocadilhos com a espécie humana. Vejamos: As […]
3 Maio 2017, 00h41

Quantas vezes já ouvimos dizer, “Tens minhocas na cabeça”. Esta expressão madeirense serve para codificar ou rotular pessoas perturbadas com qualquer coisa. Também é frequente dizermos aos amigos que são complicadinhos: “ És um minhoquento”.

Tinha acabado de ouvir esta expressão e resolvi escrever, com humor, plurissignificações, analogias, trocadilhos com a espécie humana. Vejamos:

As minhocas são seres vivos invertebrados, de corpo alongado, sem apêndice e que nos causam, por vezes, uma certa repulsa.

Minhocas, existem as redondas e as chatas. Geralmente movem-se, fazendo ziguezagues à esquerda e à direita. Quando instaladas no seu habitat, vivem no seu mundo subterrâneo, passando despercebidas… preferem jardins bem cuidados, adubados, para que não lhes falte a comidinha.

No jardim, e se o jardineiro não está atento, minam tudo e podem dar cabo do “sistema”. Quando o jardineiro está ausente, aparecem em tudo o que é sítio, dando um ar da sua graça, pois também gostam de dar nas vistas.

Com as dificuldades que por vezes sentem, movem-se lentamente para a esquerda ou para a direita, adaptando-se ao novo meio.

Quando acossadas, metem-se novamente nos buraquinhos e conseguem enganar todos. Excepto a galinha da minha avó! Chamava-se Guilhermina e conseguia descobri-las, mesmo bem escondidinhas.

Estão a fazer analogias das características morfológicas e comportamentais das minhocas com alguns políticos, dirigentes desportivos e personalidades que conhecem?

Desculpem! Também são uns “minhoquentos” como eu. Na justiça, também fazem falta umas Guilherminas e como se aproximam as eleições autárquicas, sejam uns bons e atentos jardineiros…para encontrarem “minhocas” candidatas escondidas!

João Lucas

docente

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.