[weglot_switcher]

BBC: Estabilidade, equilíbrio e desigualdades. Que lições nos trouxe o teletrabalho?

O ano de 2021 voltou a mostrar que nada vai ser “normal” no mundo do trabalho, que promete estar em constante movimento e adaptação nos próximos anos.
9 Janeiro 2022, 21h00

O ano de 2021 fica marcado pela pandemia de Covid-19, à semelhança do que já tinha acontecido em 2020, mas com diferença significativas: da normalização do trabalho remoto à forma como funcionam as relações profissionais, mas também o crescimento e estabilização do comércio eletrónico.

Em 2021, a sensação de que o regresso ao escritório aconteceria mais cedo ou mais tarde confirmou-se, devido à distribuição de vacinas contra a Covid-19, mas também porque as populações, de certa forma, aprenderam a viver com o vírus e a tomar/aceitar todas as medidas impostas pelos vários governos espalhados pelo mundo.

No entanto, mesmo após a força de trabalho começar a regressar aos escritórios, a vontade de desempenhar funções em casa alguns dias por semana permaneceu. Para alguns trabalhadores este factor confirmou-se, embora que para outros nada tenha mudado. A “BBC” resume que 2021 voltou a mostrar que nada vai ser “normal” no mundo do trabalho, que promete estar em constante movimento e adaptação nos próximos anos.

Trabalho remoto veio para ficar

Não demorou muito para que um grande número de trabalhadores descobrisse o quanto gostava de trabalho remoto e de todos os elementos associados a esta forma de trabalhar. Os trabalhadores já se habituaram a viver num mundo com diferentes estruturas semanais de trabalho, comunicação assíncrona e trabalho remoto permanente. Agora que experimentaram mais flexibilidade, é improvável que os empregadores possam revogar as mudanças que a pandemia colocou em movimento (quaisquer que fossem seus planos).

Muitas empresas estão a dar aos funcionários mais liberdade para escolher onde trabalhar. Outras empresas, como a Unilever na Nova Zelândia, e até mesmo países inteiros, como a Islândia, têm experimentado semanas de trabalho de quatro dias.

Essas mudanças e experiências têm sido encaradas como positivas para a força de trabalho. Muitos trabalhadores relatam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional em horários mais flexíveis (embora o dia de trabalho médio global tenha ficado mais longo durante a pandemia), e muitos trabalhadores disseram que vão pedir a demissão se os empregadores os chamarem de volta ao escritório permanentemente.

Empregadores adaptam-se às exigências dos trabalhadores

O êxodo em massa de trabalhadores e a remodelação trabalhista foram mais amplamente documentadas nos Estados Unidos, onde os trabalhadores norte-americanos continuam a deixar a força de trabalho em números recordes a cada mês. Mas tendências semelhantes estão começando a surgir no Reino Unido, onde cada vez mais os trabalhadores admitem mudar de emprego.

Para evitar a escassez de trabalhadores e, consequentemente, impedir que aconteçam mudanças no processo de trabalho de determinada empresa, os empregadores têm procurado oferecer melhores vantagens para atrair e reter talentos. Ainda assim, as exigências dos trabalhadores também se alteraram: querem benefícios mais personalizados, acesso a serviços de saúde mental, assistência de creche, auxílio-trabalho em casa e flexibilidade geral nos seus horários de trabalho.

Muitas empresas esforçaram-se para atender a esses desejos e, inclusive, já anunciaram planos para tal. Durante o verão, grandes empresas, incluindo a LinkedIn e Nike, encerraram devido a problemas de saúde mental durante dias e semanas – uma mudança sem precedentes numa sociedade capitalista orientada para a produtividade.

Pandemia expôs e criou mais desigualdade entre trabalhadores

Apesar de todos os benefícios que muitos trabalhadores colheram em 2021 e do crescimento da sua influência na força de trabalho, nem todos os funcionários saíram por cima. Para os trabalhadores da linha da frente e de serviços, o regresso ao trabalho num mundo ainda caótico e incerto não foi opcional, e muitos estão arcar com o peso da reação dos clientes.

Também o acesso a trabalho remoto eficiente e confortável não é igual para todos os trabalhadores, já que serviços básicos como internet confiável de alta velocidade não são permitidos para alguns funcionários, nem espaço para trabalhar confortável ou silenciosamente. Os trabalhadores iniciantes e os mais jovens em geral têm falta de espaço – uma das razões pelas quais eles estão a solicitar o regresso ao escritório, pelo menos alguns dias por semana.

Desigualdades para mulheres empregadas também ficaram mais evidentes. Em 2021 as mulheres abandonaram desproporcionalmente a força de trabalho. Nos Estados Unidos, até setembro de 2021, centenas de milhares de mulheres deixaram os seus empregos. Embora haja alguns sinais de que o emprego feminino está a recuperar em certos setores, o crescimento não tem sido igual ao dos homens.

Equilibrar vida pessoal e profissional continua a ser um desafio

Alguns trabalhadores relataram um melhor equilíbrio entre vida profissional e familiar no ano passado – principalmente devido ao trabalho remoto e flexível. Mas não é uma verdade universal.

Sem viagens para fazer ou portas de escritório para entrar, muitos trabalhadores consideram mais difícil estabelecer uma linha rígida entre a vida pessoal e profissional. Pegam em telefones a qualquer hora, respondem a mensagens na cama logo de cara e enviam e-mails depois dos seus filhos irem para a cama.

Não é novidade que o esgotamento e as horas extras não remuneradas são excessivas, especialmente entre certos grupos, como gestores de nível médio e mulheres. Muitos negócios estão a funcionar com equipas pequenas devido à escassez de trabalhadores, o que colocou pressão adicional a todos aqueles que mantiveram o trabalho.

Embora algumas empresas estejam a tentar resolver os problemas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a incentivar os funcionários a se afastarem dos seus telefones, ainda é culturalmente difícil para muitos evitar o excesso de trabalho

Modelo de trabalho híbrido já é realidade, mas está longe da perfeição

É expectável que, em 2022, o modelo de trabalho mais popular no seio empresarial seja o trabalho híbrido, ou seja, dividir a vida profissional entre o escritório e qualquer outro lugar remoto onde o trabalhador considere que consegue desempenhar a sua função.

Um dos problemas é que ainda não existe um modelo híbrido estável. O regresso ao escritório foi irregular, certas empresas pediram aos trabalhadores que regressassem às empresas a meio do ano, mas essas políticas variam amplamente entre os países, indústrias e empregadores, e não têm sido consistentes devido à natureza flutuante da pandemia.

Por mais que se continue a especular sobre o que funcionará ou não para os modelos híbridos, nem os trabalhadores nem as empresas têm a experiência da vida real de que precisam, o que significa que a configuração híbrida que estão a promover como o futuro do local de trabalho é um trabalho ainda em andamento.

Estabilização das formas de trabalhar permanecerá incerta em 2022

À medida que novas variantes da Covid-19 condicionam o regresso à chamada normalidade, torna-se impossível fazer planos sólidos para o futuro. As mudanças nas circunstâncias forçaram empresas como a Google, que já teve planos concretos fazer regressar os trabalhadores aos escritórios, a reverter o curso e anunciar inteiramente novas diretrizes.

Adicionalmente, mesmo que a vida em sociedade  estabilize, ainda estamos a meio da implementação de novas políticas, como o trabalho remoto e híbrido, que são essencialmente experiencias cujos efeitos e resultado final ainda são desconhecidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.