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As suas faturas da água, luz, gás são muito elevadas?

São muitos os consumidores apanhados de surpresa com faturas de serviços públicos essenciais – água, luz, gás, com valores elevados e, por vezes, cobram consumos com mais de 6 meses. Por isso, aconselhamos a que não se esqueça de ler os contadores dos seus serviços público essenciais.
Cristina Bernardo
31 Outubro 2024, 07h45

As suas faturas da água, luz, gás são muito elevadas? Acha que consome menos do que os valores cobrados?

Procure sempre fazer a leitura do contador e informe o fornecedor.

São muitos os consumidores apanhados de surpresa com faturas de serviços públicos essenciais – água, luz, gás, com valores elevados e, por vezes, cobram consumos com mais de 6 meses. Por isso, aconselhamos a que não se esqueça de ler os contadores dos seus serviços público essenciais.

LEITURA DE CONSUMOS

Água: O contador é lido, pelo menos, duas vezes por ano, estipulando a lei que tenha um intervalo máximo de 8 meses.

O consumidor tem de facilitar, se necessário, o acesso ao contador para a sua medição. Quando não é possível fazer a leitura duas vezes, o fornecedor indica uma data e hora para uma nova deslocação.

Eletricidade: O contador é lido, no máximo, a cada 3 meses.

O cliente é avisado da data em que será feita a leitura e se, no prazo, de 6 meses, não for possível efetuá-la por responsabilidade do consumidor, o fornecedor tem direito a exigir uma leitura extraordinária.

Gás: O intervalo das leituras do contador não deve exceder 2 meses.

Se pela responsabilidade do consumidor o fornecedor não aceder ao contador durante 6 meses, é pedida uma leitura extraordinária, paga pelo cliente e acordada entre as duas partes.

Mas se a leitura não é mesmo efetuada, o consumo é estimado em função do consumo médio das duas últimas leituras, ou seja, o que vulgarmente conhecemos por faturação por estimativa. Para evitar a estimativa, os consumidores devem dar as leituras dos seus contadores com frequência. Se o fizer mensalmente, na verdade só tem a ganhar, pois assim é sempre faturado com base no consumo real, não pagando estimativas, nem ficando sujeito a faturas de acerto.

As leituras podem, em regra, ser comunicadas através de linhas telefónicas dos fornecedores, específicas para esse fim, ou através dos sítios na internet.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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