Tomar a decisão de descentralizar uma equipa nunca é fácil. Não estamos a falar da tentação de procurar soluções de baixo custo para projetos “periféricos” em países menos desenvolvidos, mas sim dos casos em que procuramos os melhores talentos para a nossa equipa. Na maioria das vezes, essa necessidade pode surgir da falta de talento local ou devido aos custos incomportáveis que levam o ROI para a zona vermelha.

A escolha de outro país para localizar a sua nova equipa remota também pode surgir da vontade de expansão para novos mercados ou pela procura de países que ofereçam o melhor talento nas skills tecnológicas que procuramos. Outro fator importante é a estabilidade de uma equipa dividida em mais de um local. Em caso de guerra, desastre natural, pandemia e outras situações semelhantes, com a equipa espalhada por vários locais, estamos a diminuir o risco de sermos afetados a 100%, pelo que poderemos manter o negócio em funcionamento.

Mas, para além das motivações económicas, existem outros fatores que podem trazer valor acrescentado, ainda que não sejam tão óbvios. Por exemplo, podemos procurar criar uma equipa mais multicultural, que traga diferentes visões, experiências e gostos, o que pode desempenhar um papel fundamental se estivermos a tentar construir algo inovador ou se nos quisermos tornar mais globais.

Se a decisão de ter uma equipa remota for tomada, uma boa comunicação entre esta equipa e a equipa local é um aspeto essencial e que tem um peso enorme no sucesso da equipa remota. A única forma de garantir que os projetos decorrem de forma tranquila é assegurar uma comunicação eficaz entre as equipas e implementar métodos de trabalho eficientes.

Para uma boa integração, por vezes poderá ser preciso trazer a equipa remota ao local, bem como levar a equipa local ao espaço remoto. Contudo, para garantir uma integração perfeita, é necessário ter em consideração as distâncias necessárias para viajar, as diferenças culturais, a segurança do país e as comodidades e condições desse novo local remoto.

A escolha de uma solução remota para a sua equipa pode trazer mais valor ao seu negócio de várias maneiras, desde que se tome a decisão correta. Primeiro, é preciso ter a certeza de que estamos prontos para este passo (por exemplo, a sua equipa está pronta para trabalhar num idioma estrangeiro?).

Depois disso, devemos planear tudo e detalhar todos os fatores essenciais que consideramos importantes e que terão um bom impacto na nossa equipa, nos nossos parceiros e nos nossos negócios. Só então estaremos finalmente prontos para ajudar a nossa organização a prosperar de uma forma global.