[weglot_switcher]

Assunção Cristas vai para a sociedade de advogados VdA

A partir do próximo dia 1 de janeiro, a ex-ministra e antiga dirigente do CDS-PP vai liderar, na qualidade de consultora (of counsel), uma equipa transversal de apoio especializado em Ambiente e ESG.
  • assunção_cristas_cds_legislativas_1
    António Cotrim/Lusa
22 Dezembro 2021, 14h41

A ex-ministra Assunção Cristas vai trabalhar para a sociedade de advogados VdA (Vieira de Almeida) como responsável pela área de prática de Ambiente e pela plataforma de serviços integrados ESG (environmental, social & governance) no início do próximo ano.

A partir do dia 1 de janeiro de 2022, a antiga dirigente do CDS-PP vai liderar, na qualidade de consultora (of counsel), uma equipa transversal de apoio especializado em Ambiente, que pretende reforçar a oferta de serviços jurídicos em vários sectores e áreas em forte crescimento e mudança, como o mar.

“Tendo a VdA um foco claro na prioridade do compromisso com a sustentabilidade, e um posicionamento inovador, fator crítico para o apoio à transformação neste domínio, há uma identificação clara com os valores e a visão da firma. Abraçar esta área tão relevante para a construção de um presente e futuro mais sustentáveis é um enorme desafio, que muito me entusiasma”, diz Assunção Cristas.

“Ter a Assunção Cristas na equipa é um enorme orgulho e uma fonte de motivação para todos, pelo que significa de investimento estruturante no futuro, em áreas críticas para os nossos clientes. A VdA está empenhada no cumprimento dos objetivos definidos no plano estratégico Visão 21-25, e este é um passo chave desse processo”, assegura, por sua vez, João Vieira de Almeida.

Para o ainda managing partner da VdA, Assunção Cristas “aporta competências e experiência únicas para a VdA e partilha dos mesmos valores e visão a longo prazo”. “Não tenho dúvidas de que a sua integração será um grande sucesso”, afiança, em comunicado divulgado esta quarta-feira.

A plataforma ESG com a qual Assunção Cristas vai colaborar foi criada pela VdA para assessoria em assuntos relacionados com estes temas, que são cada vez mais complexos devido à crescente regulação a que a se encontram sujeitos. “A incorporação das métricas ESG constitui um fator determinante para a competitividade a longo prazo, e as preocupações que lhes estão subjacentes assumiram uma importância central no desenvolvimento económico e social das próximas décadas, com reflexo transversal nas estratégias da União Europeia e das políticas públicas dos seus Estados-membros”, garante o escritório.

Além dos cargos de ministra da Agricultura e de deputada, Assunção Cristas foi ainda vereadora sem pelouros atribuídos da Câmara Municipal de Lisboa. Entre 2009 e 2011, Assunção Cristas foi advogada consultora da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados. Integrou o primeiro doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, é professora da Nova School of Law, foi diretora do gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (2002-2005) e encabeça o centro de conhecimento Nova Ocean, criado em 2021 dedicado à investigação na área do mar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.