[weglot_switcher]

Atenção, veraneantes. Espanha pede retirada de 14 protetores solares do mercado

O fator de proteção não corresponde ao anunciado pelos fabricantes, segundo a autoridade do medicamento espanhola. Deco pede esclarecimentos ao Infarmed sobre venda em Portugal.
3 Agosto 2021, 16h39

A Agência de Medicamentos e Produtos de Saúde espanhola (AEMPS) pediu a retirada “voluntária” do mercado de 14 protetores solares por considerar que “não cumprem o fator de proteção solar (FPS) anunciado”. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) contactou o Infarmed, para saber se os produtos em causa estão disponíveis e se serão recolhidos no mercado português, mas ainda não obteve resposta.

A decisão de pedir a retirada voluntária destes produtos do mercado espanhol surge após uma campanha de monitorização do mercado, realizada pela AEMPS, onde revelou que o fator de proteção solar dos protetores testados “não corresponde ao anunciado pelos fabricantes”.

Os testes concentraram-se em 19 protetores solares com fórmulas em creme, gel ou spray e com FPS 50 ou FPS 50+ — que devem ter, respetivamente, um fator de proteção solar entre 50 e 59,9 e igual ou superior a 60 — e revelaram que apenas cinco dos produtos testados oferecem a proteção solar reivindicada no rótulo. Os restantes 14 produtos testados não cumpriram com o fator de proteção solar anunciado.

Em cinco produtos foi medido um valor de FPS inferior a 29,9, o que levou a AEMPS a pedir a retirada voluntária dos produtos do mercado. Em causa estão os  seguintes protetores solares:

Ab7 cosmética – Abelay Protector Solar FPS50;

Peroxfarma – Mussvital fotoprotector spray aerosol ultra light 50+;

Beiersdorf AG – Eucerin sun protection sensitive protect sun spray transparent dry touch SPF 50;

Wilkinson Sword – Hawaiian Tropic Silk Hydratation Bruma Solar air soft SPF 50+ (Alta);

Biorius – Australian gold SPF Botanical SPF 50 continuous spray;

Quanto aos restantes nove produtos, com um FPS medido entre 30 e 49,9, os fabricantes terão de retirar os lotes testados do mercado, de forma voluntária. Além disso, deverão, ainda, assegurar a realização de testes a outros lotes do mesmo produto para garantir a segurança da sua utilização pelos consumidores. Trata-se dos seguintes protetores solares:

Centros Comerciales Carrefour, SA – Les Cosmetiques sun ultimate sensitive SPF 50+ spray solar pieles sensibles;

Perseida Belleza – Belle&Sun bruma solar invisible FPS 50;

FarlineComercializadora de Productos Farmacéuticos SA – Farline spray solar SPF 50+ 200 ml Protección muy alta;

Berioska – Babaria solar bruma protectora SPF 50;

Cosmetrade – Seesee spray solar transparente SPF 50+;

Johnson & Johnson Santé Beauté – Piz Buin hydro infusión crema solar en gel SFP 50 Protección alta;

Coty – Lancaster sun sensitive luminous tan crema confort SPF 50+;

Inicialmente, os produtos ISDIN Fotoprotector Fusion Water SPF 50 (gotoprotector facial de uso diário) e Ladival piel sensible FPS 50+ de STADA Arzneimittel AG também estavam na ‘lista negra’, mas a AEMPS emitiu uma atualização e os produtos voltaram a poder ser comercializados sem impedimentos.

A autoridade espanhola não divulgou que lotes estão em causa, mas alguns dos protetores solares analisados poderão estar disponíveis também em Portugal. A AEMPS sublinha, no entanto, que apesar da decisão de pedir a recolha voluntária destes protetores solares, até agora “não foram comunicados ao Sistema Espanhol de Cosmeticovigilância quaisquer queimaduras solares relacionadas com qualquer destes produtos”.

Notícia atualizada a 4-7-2021

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.