[weglot_switcher]

Athena Advisers assessora compra do Hotel da Praia do Sol na Caparica por um grupo de investidores privados

O valor do investimento da operação não foi revelado. O Hotel Paparica quer afirmar-se como um destino de qualidade a preços acessíveis numa região onde a oferta de hotelaria tem sido insuficiente para atender ao aumento da procura dos últimos anos.
An aerial view of the beach at Costa da Caparica civil parish on a sunny day in Almada, Setubal, Portugal
27 Maio 2025, 18h37

Um grupo de investidores privados comprou o Hotel da Praia do Sol na Costa da Caparica que irá para dar lugar ao Hotel Paparica.

A aquisição do histórico hotel da Costa da Caparica foi assessorada pela consultora Athena Advisers, que foi ainda responsável pela busca de oportunidades na região, a prospeção de mercado e montagem da operação de club deal para atrair investimento.

A Athena Advisers, que representou os compradores no processo de aquisição do antigo Hotel da Praia do Sol, “foi responsável pela procura e identificação do ativo, pela prospeção de mercado que aferiu a viabilidade financeira do projeto e também pela montagem da operação de club deal que permitiu atrair investidores e captar o capital necessário à aquisição e renovação do hotel”, refere a consultora em comunicado.

A Athena Studio, empresa do grupo dedicada à área de marketing, teve ainda a cargo o branding do hotel, cujo nome “Paparica”, além das semelhanças gráficas e fonéticas com o nome Caparica, é inspirado no termo “paparicar”.

O valor do investimento da operação não foi revelado.

O Hotel Paparica quer afirmar-se como um destino de qualidade a preços acessíveis numa região onde a oferta de hotelaria tem sido insuficiente para atender ao aumento da procura dos últimos anos.

“Estamos muito satisfeitos com a concretização deste negócio e por termos conseguido alavancar todo o nosso know-how na busca de oportunidades nesta zona e na montagem de toda a operação para captar investidores e financiamento para a compra e reabilitação do novo Hotel Paparica”, destaca David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers Portugal.

“A Costa da Caparica é um destino turístico cada vez mais dinâmico, que atrai não apenas lisboetas e população local, mas também um número crescente de residentes e visitantes internacionais, sendo, por isso, essencial melhorar e aumentar a oferta hoteleira da região”, acrescenta.

A reabilitação do histórico Hotel Praia do Sol irá trazer para a Caparica uma unidade hoteleira acessível com 51 quartos. Situado na principal artéria pedonal da Costa da Caparica, a Rua dos Pescadores, a cerca de 100 metros do oceano Atlântico, “o renovado Hotel Paparica terá uma arquitetura moderna inspirada no ambiente de praia de toda esta região”, garante a Athena.

A obra de reabilitação do hotel acabou de arrancar e o seu desenvolvimento está a ser liderado por Matthieu Bégué, co-fundador do hotel boutique Maison Traversière, no centro de Paris.

“Com o desenvolvimento do Paparica queremos criar um novo destino de hospitalidade a preços acessíveis numa das zonas de praia mais populares da região de Lisboa”, diz Roman Carel, fundador da Athena Advisers. “O Paparica será um hotel ligado ao surf, com um ambiente moderno e charmoso que celebra a arte de viver atlântica tão típica de Portugal e que pretende estar aberto ao bairro e à comunidade local, juntando portugueses e estrangeiros no coração da mais emblemática rua da Caparica. É esta a nossa visão de qualidade para o turismo português”, explica.

De acordo com a pesquisa efetuada pela Athena Advisers, a Margem Sul de Lisboa, nomeadamente a Costa da Caparica, está a acompanhar o boom da cidade de Lisboa e a emergir como um destino que atrai não apenas lisboetas e a população local, “mas também um número crescente de residentes e visitantes internacionais, além de uma população cada vez mais jovem que traz nova vida a uma zona costeira conhecida pelo seu estilo de vida descontraído”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.