[weglot_switcher]

Atividade industrial na zona euro abranda em junho com quebra na procura

O índice de gestores de compras para o sector industrial da zona euro abrandou para 45,8 pontos em junho, em comparação com 47,3 pontos no mês anterior.
1 Julho 2024, 12h39

A atividade do sector industrial na zona euro abrandou em junho, num período em que a procura caiu a um ritmo célere apesar de as fábricas terem avançado com um corte dos preços.
A leitura final do índice de gestores de compras (PMI, na sigla em inglês) para o sector industrial da zona euro foi de 45,8 pontos em junho, em comparação com 47,3 pontos no mês anterior, de acordo com a “Reuters”. Há dois anos que o índice está abaixo da marca dos 50 pontos, que separa o crescimento de uma contração.
“Os PMI em todos os países da zona euro, à exceção de Itália, deterioram-se em junho”, refere Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, notando, contudo, que isto “deverá ser temporário em vez de um abrandamento prolongado”.
“O crescimento da atividade industrial foi observado noutras regiões do mundo em junho, como nos EUA, Reino Unido e Índia, de acordo com as suas leituras preliminares para o PMI”, disse ainda à “Reuters”, uma “recuperação global que apoia o sector industrial da zona euro”.
O índice de novas encomendas caiu para 44,4 pontos em junho, face a 47,3 pontos no mês anterior, apesar de as fábricas terem cortado os preços cobrados pelo décimo quarto mês, ainda que de forma menos acentuada do que em meses anterior.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.