[weglot_switcher]

Ativista ambiental Greta Thunberg vai passar pelos Açores a caminho de Espanha

“Agora, em direção aos Açores”, lê-se na última linha da publicação da ativista, que está a bordo do barco que não tem emissões poluentes.
19 Novembro 2019, 12h22

A ativista ambiental que apelou à greve escolar pelo clima vai assistir à conferência ambiental COP25, em Madrid, mas antes vai passar pelos Açores.

Na partida de Nova Iorque, onde esteve a apelar à consciencialização pelo clima e onde se encontrou com outros ativistas, nomeadamente Leonardo DiCaprio, Greta ainda teve tempo de apelar ao voto, antes de partir no catamarã ‘La Vagabonde’ no dia 13 de novembro.

Agora, ao sexto dia de viagem, a adolescente revelou que está em direção aos Açores. “Sol enquanto navegamos a norte das Bermudas. Encontrámos tempo difícil, mas [estou] muito feliz e confortável a bordo do ‘La Vagabonde'”, lê-se na publicação da rede social Twitter, onde Greta dispõe o seu diário de bordo.

“Agora, em direção aos Açores”, lê-se na última linha da publicação da ativista, que está a bordo do barco que não tem emissões poluentes. Apesar de estar em direção à Região Autónoma dos Açores, não se sabe que ilha estará no itinerário do ‘La Vagabonde’, uma vez que o arquipélago dos Açores conta com um total de nove ilhas.

Acompanhando a viagem em direto, através da localização geográfica da embarcação ‘La Vagabonde’, é possível observar a passagem pela zona norte das Bermudas, mas simultaneamente verificar que ainda estão longe do arquipélago açoriano, podendo demorar uma semana a chegar a território português.

A jovem ativista foi convidada por diversas entidades, entre as quais o presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso, para visitar Portugal.

“A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens”, assumiu José Maria Cardoso esta semana, quando Greta Thunberg anunciou que ia começar a viagem até Madrid.

De relembrar que Greta Thunberg rejeita a ideia de voar de avião devido à emissão de gases poluentes, sendo que aeronáutica é um dos setores mais poluentes do planeta. Para assistir à Cimeira da ONU, em Nova Iorque, a ativista iniciou a viagem na Europa e foi até aos EUA de barco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.