[weglot_switcher]

Ativistas angolanos escrevem a Isabel dos Santos: “Belinha, sai só”; “Irmã, como te sentes por teres sido despedida?”

Luaty Beirão e jornalista Rafael Marques reagiram à exoneração da filha do ex-presidente angolano.
16 Novembro 2017, 10h09

Ao 50º dia como presidente de Angola, João Lourenço retirou da liderança da Sonangol e a gestão do canal público de televisão os filhos do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. As medidas do novo governante não foram indiferentes aos ativistas locais, que opinaram sobre esta brecha no império dos Santos. O jornalista de investigação e ativista político Rafael Marques voltou a publicar na rede social Twitter uma carta aberta dirigida a Isabel dos Santos e que tinha sido tornada pública a 11 de novembro, no website Maka Angola. Rafael Marques é pragmático no título, mesmo antes de saber da exoneração:” Belinha, sai só”.

“Escrevo-te para refletir contigo sobre o momento de mudança em curso em Angola e o involuntário e ingrato papel que te cabe: o de bode expiatório da corrupção generalizada e da arrogância do poder”, denuncia o jornalista, respondendo às críticas que Isabel dos Santos lhe chegou a fazer, quando o apelidava de “Rafaelzinho”.

“Belinha,[Isabel dos Santos] a novidade agora é o João Lourenço. É o que está a bater. Dentro do MPLA quer-se a consagração absoluta de João Lourenço. Os agitadores querem a transferência dos poderes absolutos que o teu pai tinha e que lhe permitiam fazer de nós, pobres angolanos, meros instrumentos do seu poder. Todos esses poderes são agora desejados nas mãos de João Lourenço.

Passei muitos anos, armado apenas com o meu computador, com papéis e com canetas, a denunciar os excessos e os abusos monárquicos do teu pai. Não quero passar mais anos a fio a combater os poderes absolutos, sem freios nem contrapesos, que os do MPLA e o povo incauto querem colocar nas mãos de João Lourenço. Quero realizar o sonho de ir fazer a minha lavra em Malanje e reformar-me por lá, em paz e ligado à Internet. Mas antes quero também realizar o meu sonho de ver este povo livre, solidário no exercício da cidadania, exigente na afirmação da democracia, da transparência e da boa governação. Quero ver este povo a ser bem educado e encaminhado para o desenvolvimento humano. É uma questão de consciência. Por isso, peço a tua atenção” – Rafael Marques

O ativista luso-angolano Luaty Beirão também escolheu o Twitter para opinar sobre as mudanças que o presidente fez. Dirigindo-se diretamente a Isabel dos Santos, visivelmente surpreendido, escreveu: “Porra, sai uma marcha de apoio? Tou malaike [maluco]. O kota rebentou o ninho de marimbondos. [Isabel dos Santos], como te sentes nesta exoneração inaugural?”. “Olá, irmã com uma grande inteligência, como é que te sentes por teres sido despedida? É melhor que te comeces a habituar”, voltou a tweetar, desta vez em Inglês.

João Lourenço exonerou ontem a filha do ex-presidente angolano Isabel dos Santos do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, nomeando para o seu lugar Carlos Saturnino, de acordo com a informação avançada à Lusa. A Casa Civil do Presidente da República anunciou ainda a exoneração de Carlos Saturnino do cargo de secretário de Estado dos Petróleos, para ocupar a liderança da petrolífera estatal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.