No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Governo anunciou que vai tornar automática a atribuição do abono de família como parte da estratégia de modernizar a administração pública. Para tal, o cidadão vai ter de autorizar a partilha de dados entre as finanças e a segurança social.
À “TSF“, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, explica que o processo será semelhante à atribuição da tarifa social de energia que já é atribuída automaticamente.
Com este avanço, Alexandra Leitão espera que o abono de família chegue a mais pessoas, embora não tenha detalhado quando é que a medida se vai concretizar. Apesar do anúncio feito esta sexta-feira, a ministra Alexandra Leitão garante que isso nada tem a ver com as eleições autárquicas.
A novidade será formalizada esta manhã numa apresentação sobre a modernização dos serviços publicos que contará, também, com a presença do primeiro-ministro, António Costa. Além do abono de família automático está prevista uma linha telefónica única para os principais serviços públicos, como renovar a carta ou mudar a morada.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com