[weglot_switcher]

Auchan estuda nova oferta sobre a Carrefour com o apoio do fundo CVC

A Auchan estuda uma nova oferta sobre a Carrefour, agora com o apoio do fundo de private equity CVC Capital Partners. A fusão criaria a maior empresa de retalho alimentar francesa. França está preocupada com o crescimento das empresas alemãs do setor no país.
6 Janeiro 2022, 12h13

A Bloomberg avança que a francesa Auchan está a explorar uma nova tentativa de aquisição do rival Carrefour. A agência noticiosa cita pessoas com conhecimento do assunto.

A compra da Carrefour pela Auchan seria uma mega-fusão no setor do retalho francês.

Segundo a Bloomberg, a Auchan estuda uma nova oferta sobre a Carrefour, agora com o apoio do fundo de private equity CVC. A retalhista Auchan mantém conversações com fundos de private equity, incluindo a CVC Capital Partners, sobre a formação de uma parceria para uma nova Oferta Pública de Aquisição.

Depois das negociações entre as duas redes de supermercados terem falhado no outono passado, a Auchan mantém o objetivo de criar um grupo mais forte para concorrer com os retalhistas alemães, que estão a ganhar quota no mercado francês, segundo as notícias citadas pela newsletter da BA&N.

Em França a líder do setor é a Leclerc, com 22,7% do mercado, seguida do Carrefour com 19,4%, segundo dados da empresa de research Kantar, citados pela Bloomberg. A Auchan ocupa o quinto lugar, com 9,2%.

Uma combinação com o Carrefour ajudaria a família fundadora de Auchan, Mulliez, a criar a maior retalhista do país. Qualquer negócio precisaria do apoio dos acionistas-âncora do Carrefour, ou seja da família Moulin e o magnata brasileiro Abílio Diniz.

As negociações do Carrefour sobre uma venda para a empresa de retalho alimentar canadiense Alimentation Couche-Tard Inc. fracassaram no início de 2021 devido a uma forte oposição do governo francês. A Auchan mais tarde fez uma tentativa de comprar o Carrefour por cerca de 21 euros por ação, ou 16,6 mil milhões de euros.

“As ações da Carrefour dispararam mais de 6% em Paris, registando já a oitava sessão seguida de ganhos (série de ganhos mais longa em quatro anos)”, refere a análise da BA&N de hoje.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.