Auchan faz parceria com a ‘app’ Too Good To Go contra o desperdício alimentar

A loja Auchan do Almada Fórum será a primeira do grupo a vender os seus excedentes alimentares nesta aplicação.

Auchan Retail Portugal estabeleceu uma parceria com a aplicação (‘app’) Too Good To Go no movimento contra o desperdício alimentar.

A loja Auchan do Almada Fórum será a primeira do grupo a vender os seus excedentes alimentares nesta aplicação.

“A Auchan Retail Portugal acaba de se juntar ao movimento da Too Good To Go, a aplicação que combate o desperdício alimentar, permitindo que os seus excedentes alimentares sejam vendidos em ‘Magic Boxes’. A partir de agora, os portugueses terão a oportunidade de “salvar” comida de um dos maiores supermercados do país”, destaca um comunicado do grupo retalhista francês.

De acordo com esse documento, “numa primeira fase de expansão, esta parceria aplica-se apenas à loja Auchan no centro comercial Almada Fórum sendo que, rapidamente, outras lojas do grupo se juntarão ao movimento contra o desperdício alimentar da Too Good To Go”.

“Nesta loja já é possível comprar ‘Magic Boxes’, no valor de 3,99 euros, e recolhê-las no balcão de atendimento entre as 22h30 e a 00h00. Para já, vão estar disponíveis 10 ‘Magic Boxes’ com produtos alimentares, de qualquer género, cujo prazo de validade esteja perto do fim, desde iogurtes, queijos, fiambre, pão, salgados, refeições frias, sandes a sumos do dia”, explica o referido comunicado.

Segundo Ricardo Macedo, Diretor de Oferta e Dinâmica Comercial de Produtos Frescos, “a redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal”.

“Por isso mesmo, procuramos sempre novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios alimentares com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos. É aqui que se insere esta parceria com a Too Good To Go, que se junta a uma série de iniciativas que já temos, como é exemplo a venda a preços reduzidos de produtos em aproximação de fim da data de validade identificados com etiqueta laranja, bem como de frutas e legumes do ‘self-discount’, com características estéticas que por norma retiram estes produtos do circuito comercial”, acr4escenta este responsável.

Por seu turno, Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go em Portugal, afirma que “as grandes cadeias de supermercados registam uma superabundância de produtos que, com o passar do tempo, se traduz num número elevado de produtos que não estão aptos para serem vendidos, mas que estão em ótimas condições para serem consumidos”.

“É nesse sentido que a parceria com a Auchan vem reforçar a nossa missão de combater o desperdício alimentar, ao garantir que esses mesmos produtos são aproveitados e salvos pelos portugueses de irem para o lixo”, defende.

De origem dinamarquesa, a Too Good To Go permite a restaurantes, supermercados e hotéis colocar à venda num ‘marketplace online’ todos os excedentes do final do turno ou do dia, através de ‘Magic Boxes’, caixas surpresa criadas pelos estabelecimentos, e aos utilizadores oferece refeições de qualidade a preços acessíveis.

Esta aplicação já está presente em 14 países europeus e no total conta com mais de 36.000 estabelecimentos parceiros e mais de 18 milhões de utilizadores, que já salvaram mais de 26 milhões de refeições, evitando com que 66.000 toneladas de CO2 fossem emitidas para a nossa atmosfera.

Em Portugal há pouco mais de um mês, a ‘app’ diz já ter milhares de utilizadores associados, reclamando ter ‘salvo’ mais de 3.500 refeições.

A aplicação da Too Good To Go está presente para já na cidade de Lisboa, é gratuita e está disponível para sistemas IOS e Android.

“Com o projeto ‘Desperdício Zero’, a Auchan Retail Portugal já tem vindo a desenvolver estratégias que permitem diminuir o número de alimentos desperdiçados. Por um lado, com uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, com a venda avulso ou pela venda de produtos cuja data de validade se aproxima do fim a preços de desconto. Por outro, através de uma gestão operacional rigorosa para minimizar qualquer desperdício e da formação e sensibilização dos colaboradores. Já no que às doações diz respeito, a Auchan estabeleceu parcerias com diferentes associações, tendo em 2018 efetuado doações de excedentes alimentares de, aproximadamente, 2 milhões e 300 mil euros. Estas doações apoiaram 81 IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] e 29 associações de apoio a animais”, destaca o grupo retalhista francês.

A Auchan Retail Portugal conta com 64 lojas físicas, 11 lojas com certificação ambiental, e 29 gasolineiras, e emprega quase 9.000 colaboradores no nosso país.

 

Ler mais
Recomendadas
Supermercados

Associação das empresas de retalho vai apresentar estudo sobre ‘e-commerce’

O estudo da Deloitte pretende identificar as barreiras existentes em Portugal ao desenvolvimento do comércio digital.

Mercadona fechou acordo com a Sogevinus para ter marca própria de vinho do Porto

Em Portugal, esta marca própria, ‘Almeida Dias’, vai contar com uma gama de quatro vinhos – White, Ruby, Tawny e Tawny 10 Anos – que vai estar disponível nas dez lojas da Mercadona já operacionais em Portugal, nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.

Rádio Popular investe um milhão para abrir 50ª loja em Portugal

Esta nova unidade da Rádio Popular em Leiria tem uma área total de mil metros quadrados e permitiu a criação de 30 novos postos de trabalho diretos e indiretos.
Comentários