O aumento extraordinário das pensões vai chegar a 1,89 milhões de pensionistas da Segurança Social este ano, revela o “Jornal de Negócios” na edição desta sexta-feira, segundo os dados disponibilizados pelo Governo.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) adiantou ao diário de economia que serão 1.886.639 pensionistas abrangidos por esta subida em 2020. O número corresponde a um aumento de 17,6%, que se deve à forma como o aumento está desenhado.
Trata-se de um complemento que sobe os aumentos regulares para seis ou dez euros quando estão em causa cidadãos cuja soma total das pensões que recebem não ultrapassa os 658,2 euros (o equivalente a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais), lembra o mesmo jornal.
Na semana passada, este aumento extra pensões mais baixas foi aprovado no parlamento.
O PS tinha proposto inicialmente que a medida entrasse em vigor apenas em agosto mas, depois foi anunciado um acordo entre o Governo, o Bloco de Esquerda e o PCP para que o aumento extraordinário das pensões fosse antecipado para o primeiro mês seguinte à entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2020.
Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extraordinário pago a partir de agosto e, no ano passado, a medida entrou em vigor em janeiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com