[weglot_switcher]

Austrália: “Quiet Hour” para autistas implementada em dois supermercados

Diminuir o volume da música ambiente, a intensidade da iluminação e a circulação de funcionários são algumas das alterações feitas pela cadeia australiana de supermercados Coles para ajudar as pessoas com autismo, e familiares, a terem uma melhor experiência no supermercado.
18 Agosto 2017, 17h10

A cadeia australiana de supermercados Coles uniu-se a uma organização não governamental de educação sobre o autismo para criar o projeto “Quiet Hour”, que pretende ajudar as pessoas com distúrbio de autismo a terem uma melhor experiência ao irem às compras.

As pessoas autistas têm grande sensibilidade a ambientes com ruídos altos e luzes fortes e, para melhorar as suas tarefas do dia-a-dia, este projeto esforça-se por criar uma integração sensorial mais tranquila, que vai desde a diminuição do volume da música ambiente à regulação de intensidade da luz, avança o jornal brasileiro Exame.

O projeto será realizado em duas lojas de cadeia em Melbourne que se comprometem a, durante uma hora por dia, às terças-feiras, diminuir o volume da música ambiente para o mínimo, a intensidade da iluminação em 50% e a circulação de funcionários pelos corredores ocorrerá só quando necessária.

A rede de supermercados explica que a iniciativa surgiu depois de um estudo feito pela empresa em que se revelou que as famílias de pessoas com autismo têm experiências muito desagradáveis nas lojas e, em consequência, alteram os seus hábitos de consumo para diminuir o impacto sensorial nos familiares com distúrbios.

O projeto tem recebido muitos elogios nas redes sociais, especialmente de famílias com pessoas com autismo, que agradecem a alteração que lhes permite fazer “compras com calma”, segundo um comentário na página do Facebook.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.