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Rui Moreira: “Lufthansa transporta hoje mais passageiros para o Porto do que a TAP e não custa um cêntimo ao erário público”

“O que para a TAP é mau negócio parece ser bom negócio para a Lufthansa, companhia de bandeira que hoje transporta mais passageiros de e para o Porto do que a TAP e não custa um cêntimo ao nosso erário público”, disse Rui Moreira depois de nova polémica esta semana com as rotas da companhia aérea na cidade invicta.
  • Lusa
17 Outubro 2020, 12h26

Rui Moreira voltou a criticar a TAP e a sua postura em relação à cidade do Porto. Depois da polémica esta semana devido às declarações do ministro das Infraestruturas no Parlamento, o autarca do Porto volta agora a criticar a companhia aérea num artigo de opinião publicado no Expresso, intitulado: “É difícil gostar de quem nos abandona”.

“Se o interesse estratégico é, apenas, o de promover Lisboa, então concentrem a operação na capital mas disponibilizem verbas proporcionais ao Norte, ao Algarve, à Madeira e aos Açores, que seguramente não terão dificuldade em encontrar outros motores, e outros operadores aéreos que apostarão na sua retoma”, escreveu o autarca nas páginas do Expresso.

“Sei que alguns continuarão a dizer que se a TAP não oferece serviço ao Porto é porque esse não é um bom negócio. Disseram-no quando era semiprivada e continuarão a dizê-lo agora. Curiosamente, o que para a TAP é mau negócio parece ser bom negócio para a Lufthansa, companhia de bandeira que hoje transporta mais passageiros de e para o Porto do que a TAP e não custa um cêntimo ao nosso erário
público”,   segundo Rui Moreira.

A nova polémica começou esta semana quando o ministro das Infraestruturas no Parlamento disse que quatro rotas a partir do Porto estavam a dar prejuízos à TAP.

“Depois de tomarmos uma posição mais assertiva na empresa, ainda antes de estar fechado o negócio [compra da participação de David Neeleman pelo Estado português] foram abertas quatro rotas no Porto – Amesterdão, Milão, Zurique e Ponta Delgada. Nestas quatro rotas estamos com 46% da lotação em média. Foram criadas em resposta a um desafio que foi lançado e são neste momento um prejuízo para a TAP”, afirmou Pedro Nuno Santos.

Depois das declarações do ministro, o autarca do Porto reagiu esta sexta-feira. “Pelos vistos, são as quatro rotas do Porto que dão prejuízo à TAP. As rotas de Lisboa darão lucro. Se são as quatro rotas do Porto que dão prejuízo, pare com elas. Mas, por favor, incorpore a TAP na Carris ou na muito rentável Soflusa. Nós não nos importamos, havemos de encontrar uma solução”, disse Rui Moreira nas redes sociais.

Um dia depois, o ministro das Infraestruturas veio corrigir o tiro e disse que há mais rotas da TAP a dar prejuízo, não só as do Porto. “A TAP está neste momento a perder dinheiro em praticamente todas as rotas, incluindo aquelas que se fazem a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Esse é, como é visível, o cenário em praticamente todo o setor da aviação”, disse o ministério das Infraestruturas na sexta-feira.

Segundo a tutela, atualmente “existem 11 rotas operadas pela TAP a partir do Porto e que, apesar de praticamente todas as companhias estarem a reduzir fortemente a operação no Inverno, a TAP vai manter 10 rotas no Porto. Ou seja, apenas uma a menos do que no Verão. Isto demonstra o grande compromisso da companhia aérea pública com a região”.

Pedro Nuno Santos diz que rotas do Porto não são as únicas a dar prejuízo à TAP. Invicta fica com 10 rotas no inverno

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