Converter autocarros inativos em espaços de acolhimento e reintegração para sem-abrigo é o objetivo da organização britânica Buses4Homeless. Na verdade, e graças às novas taxas de circulação, a cidade de Londres estacionou, de forma permanente, vários autocarros que não cumpriam os limites-padrão de emissões poluentes regulados no início deste ano.
Em janeiro, a empresa de transportes Stagecoach doou uma frota de quatro autocarros à causa e a associação já tem destino para cada um deles.
Daqui a poucas semanas, os autocarros serão convertidos em três espaços diferentes: dois Buses4Shelter, equipados com cerca de 40 dormitórios individuais, cacifos, persianas, tomadas e duas casas de banho, um Buses4Dining, com uma cozinha comunitária e um espaço de refeições no piso superior, e um Buses4Learning, que quer ajudar na reintegração da comunidade sem-abrigo na sociedade, através da oferta de workshops, que começam na informática, passam pela gestão de negócios e terminam na culinária.
A organização britânica já angariou o valor total para a reabilitação dos dois primeiros autocarros, sendo os de abrigo os mais prioritários, e espera começar a receber pessoas já este verão.
A comunidade sem-abrigo cresceu cerca de 18% no ano passado, atingindo o valor mais alto da última década. Existindo, neste momento, perto de nove mil pessoas desalojadas numa das principais capitais europeias, segundo um estudo financiado pela Câmara Municipal de Londres.
A Buses4Homeless já tem o futuro planeado e ideias não lhes faltam. Visite o site da organização e conheça o projeto na integra.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com