[weglot_switcher]

Autocarros de turismo vão reforçar apoio à rede ferroviária na AML

Os autocarros de turismo vão começar a apoiar, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, o reforço de transporte público no segmento ferroviário na AML – Área Metropolitana de Lisboa. Esta medida vai retirar trabalhadores do ‘lay off’ e permitirá o regresso à estrada de 60 veículos parados desde abril. “Cerca de sessenta […]
21 Novembro 2020, 17h47

Os autocarros de turismo vão começar a apoiar, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, o reforço de transporte público no segmento ferroviário na AML – Área Metropolitana de Lisboa.

Esta medida vai retirar trabalhadores do ‘lay off’ e permitirá o regresso à estrada de 60 veículos parados desde abril.

“Cerca de sessenta autocarros de turismo, que estavam parados há mais de oito meses perante a falta de atividade turística devido ao Covid-19, voltam à estrada, no dia 23 de novembro, segunda-feira, para reforçar o transporte público feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do Sul, nas horas de ponta e em trajetos mais concorridos”, anuncia um comunicado da ANTROP – Associação Naciomal de Transportes de Passageiros.

Segundo a nota, “esta medida foi anunciada pelo Governo e a Área Metropolitana de Lisboa (AML), no passado dia 4 de novembro, contemplando as linhas de Sintra e também a travessia do Tejo pela ponte 25 de Abril, envolvendo autocarros de turismo e 50 motoristas que assim deixam de estar em ‘lay off’ por falta de atividade e regressam ao trabalho”.

“A ANTROP – Associação Nacional de Transportes de Passageiros congratula-se com esta decisão do Governo e da AML que vai permitir o reforço do transporte público que serve Lisboa e áreas suburbanas através da ferrovia”, prossegue o mesmo comunicado.

Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP, considera que “esta medida é triplamente virtuosa: para os utilizadores de transporte público porque permite aumentar a oferta nas horas e percursos mais críticos; para as empresas de transporte público porque lhes garante alguma atividade depois de oito meses deparagem forçada; e para os trabalhadores porque saem do regime de ‘lay off’, o que é muito positivo em termos sociais”.

Apesar desta solução de apoio rodoviário do turismo à ferrovia, estar previsto também para o Porto, iniciar-se-á, para já, apenas em Lisboa.

“Na linha de Sintra, está previsto um reforço da oferta na hora de ponta da manhã entre as estações ferroviárias do Cacém e da Amadora e estações do Metropolitano de Lisboa. Na Fertagus, haverá autocarros diretos da estação do Pragal para Lisboa, entre as 6h20 e as 8h; no sentido inverso, a circulação será feita entre as 17h10 e as 18h10. Na Metro Transportes do Sul, haverá reforço nas viagens por autocarro de turismo de Corroios para Cacilhas, entre as 7h20 e as 8h; entre as 16h e as 18h15 no regresso”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.