[weglot_switcher]

Esri, a empresa que todos os dias nos mostra a evolução da Covid-19 no mapa

A empresa de sistemas de informação geográfica georreferenciação trabalha com a Direção-Geral de Saúde há cerca de dez anos. Municípios recorrem a estes sistemas para localizar os mercados que estão abertos. “Já facultámos o programa a entidades nos incêndios, cheias e agora nesta pandemia”, diz o CEO ao Jornal Económico.
  • Cristina Bernardo
23 Abril 2020, 07h45

O regime de teletrabalho está a levar dezenas de empresas públicas e privadas a recorrer à tecnologia para fazer o registo de onde estão os seus colaboradores. A Esri Portugal, que disponibiliza software de mapeamento e análise de dados, está a distribuir tecnologia para mapear onde estão as pessoas e os ativos. “Recebemos muitas solicitações nesse sentido, porque globalmente temos um programa aberto, gratuito, para os períodos de crise e calamidades. Já facultámos a entidades nos incêndios, cheias e agora nesta pandemia”, explicou o CEO, em entrevista ao Jornal Económico (JE). Aliás, a empresa tem agora uma “Team Covid-19” composta por 12 funcionários em trabalho (também) 100% remoto.

Mas há algo que a tecnológica liderada por Rui Sabino faz não só pelos clientes, mas por todos os portugueses: detalhar diariamente, através de um gráfico colorido, o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal e mostrar a evolução da curva pandémica no país. A trabalhar com a Direção-Geral de Saúde (DGS) há cerca de dez anos, a tecnologia da Esri chega-nos aos televisores com novos dados da doença por volta das 12h00. “A equipa que criou este produto quando surgiu a questão da Covid entendeu que era este o mais adequado para ser disponibilizado e incorporado no site da DGS. É fácil de ler e intuitivo”, refere Rui Sabino.

A Esri é uma multinacional quinquagenária e está presente em Portugal há 31 anos, sendo a distribuidora única para o território português, São Tomé e Príncipe, Cabo-Verde e Guiné-Bissau distribuindo tecnologia cujo foco é a geografia. “É a base e a essência de tudo aquilo que nós fazemos. Os nossos milhões de utilizadores em todo o mundo podem trabalhar dados geográficos, construir indicadores demográficos e estatísticos.”, esclarece o gestor ao JE.

A empresa emprega 65 pessoas no país e trabalha com os vários ministérios do Governo português e conta com mais de 200 municípios nacionais no seu leque de clientes, que utilizam a tecnologia para preparar plantas de localização e fazer a gestão territorial de ativos. No setor privado, energéticas e retalhistas como a EDP, REN, Sonae ou Auchan recorrem à Esri para localizar as suas infraestruturas no mapa. Já as universidades utilizam-na para lecionar cursos que vão desde a Geografia à Aeronáutica.

“Há uma panóplia de aplicabilidades que a localização fornece. Os concelhos têm-na utilizado para poderem registar as escolas de referência que continuam a fazer o acolhimento aos filhos de profissionais de saúde, como médicos, e de segurança e lançámos uma app para esse efeito. A Câmara Municipal de Lisboa fez um mapa para dizer quais os mercados locais que estão abertos”, exemplifica ainda o diretor-executivo da Esri Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.