[weglot_switcher]

inCentea cresce com “expansão sustentada”

A empresa portuguesa estima fechar este ano com uma faturação de 23 milhões, quase 10% mais do que em 2022. O negócio internacional ganha peso e passa a representar um quarto do total.
9 Setembro 2023, 17h00

Artigo originalmente publicado no caderno NOVO Economia de 2 de setembro, com a edição impressa do Semanário NOVO.

A empresa portuguesa inCentea estima fechar este exercício com mais dois milhões de euros de faturação, passando de 21 milhões em 2022 para 23 milhões em 2023, revela António Poças, o CEO, ao NOVO. A multinacional de tecnologias de gestão com sede em Leiria prepara-se para repetir o crescimento do ano passado, que também se situou na casa dos 10%.

“O crescimento deve-se sobretudo a uma expansão sustentada”, afirma António Poças, explicando que a empresa assenta o seu crescimento “numa estratégia focada em clientes do segmento corporate aliada a uma maior abrangência geográfica, num ambiente empresarial favorável ao investimento em tecnologias de gestão e segurança”.

Essa abrangência geográfica inclui, além de Portugal, oito mercados, onde, com exceção de dois – Espanha e França -, se fala português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Década e meia depois do início da internacionalização, os mercados externos são hoje responsáveis por uma boa dinâmica do negócio. As estimativas avançadas por António Poças apontam para um crescimento de 15% na faturação nestes mercados face a 2022, o que fará aumentar o peso da componente internacional no bolo total, dos atuais 23% para 25%, já este ano. Angola é o maior mercado em termos de faturação, mas Espanha destaca-se pelo potencial e pela dinâmica.

A tecnológica, criada em 1997 com o nome de Leirisic, no seio de um grupo industrial da Cidade do Lis, emprega 343 pessoas, das quais mais de 20% trabalham fora de Portugal

“Pretendemos continuar a aumentar o volume de vendas em dois dígitos ao ano”, afirma o gestor, acrescentando que a equipa, nesta altura, “está dimensionada para o crescimento previsto para este ano” e que o “crescimento é conseguido principalmente no mercado corporate, o mais significativo da empresa”.

A inCentea, criada em 1997 com o nome de Leirisica, no seio de um grupo industrial da Cidade do Lis, emprega 343 pessoas, das quais mais de 20% trabalham fora de Portugal e o seu modelo de negócio compreende uma forte estratégia de parcerias com marcas como Cegid (antiga Primavera), Microsoft, Sage e SAP, cujas tecnologias implementa.

A área com maior peso nos negócios é a tecnologia de gestão, sendo complementada pelas áreas de sistemas, comunicações e segurança, marketing e inovação, consultoria de negócio e engenharia de produto. Segundo as estimativas, as soluções de gestão e segurança são o negócio que mais vai crescer em 2023.

Processo em marcha

O primeiro passo na internacionalização da inCentea foi dado em 2007 com a tecnológica Primavera, renomeada Cegid após a sua compra pela multinacional com o mesmo nome. Num segundo momento, a empresa foi para Espanha, França e Brasil, com a Sage.

O objetivo passa no futuro próximo, segundo António Poças, por uma presença muito mais forte em Espanha, envolvendo os seus três parceiros principais: Cegid-Primavera, Sage e Microsoft. “Pela atual estratégia das diferentes unidades de negócio da inCentea, prevemos que Espanha ganhe destaque nos países em que operamos”, afirma o CEO.

Em Espanha a inCentea detém 80% da Widepartner ES, constituída com um parceiro espanhol, e que representa a marca Sage, nomeadamente no produto X3. Em França, outro dos mercados importantes para a empresa, opera através da Widepartner France, parceira da Sage France.

A inCentea tem como objetivo continuar a encontrar parceiros nos países onde está presente ou em novas geografias. O CEO admitiu, há dois dias, ao Jornal Económico, a possibilidade de vir a incluir a América Latina no mapa dos negócios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.