A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à Cimpor para ter o controlo exclusivo da empresa alentejana Ibera, segundo a informação divulgada esta quarta-feira.
Na comunicação, a AdC diz que “adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração” entre a Cimpor Portugal Cabo Verde Operations e a Ibera – Indústria de Betão, pois considera que “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”.
Até agora, a Cimpor detinha parte da Ibera, pelo que passará a ser dona da totalidade das ações da empresa. Não é conhecido publicamente o valor do negócio.
A Cimpor Portugal é uma ‘holding’ operacional do grupo Cimpor, que agrega e coordena as principais participações do grupo em Portugal e Cabo Verde.
As suas principais atividades são a produção e a comercialização de cimentos e derivados, betão pronto, argamassas, cimento cola e tapa juntas, agregados de granito, calcário, dolomite e gesso e sacos de papel destinados à indústria cimenteira e de argamassas.
O grupo Cimpor é detido a 100% pela empresa-mãe Taiwan Cement Corporation (TCC).
A Ibera é uma empresa que se dedica às atividades de produção e comercialização de betão pronto e que opera na região do Alentejo, designadamente em Évora, Borba, Sines, Beja e Reguengos de Monsaraz, onde detém centros de produção ativos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com