Autoridade Marítima alerta para agravamento da agitação marítima nos Açores

A ondulação poderá atingir os 10 metros de altura significativa e 15 metros de altura máxima na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo, com o período médio a oscilar entre 12 e 15 segundos.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam para o agravamento da agitação marítima e vento forte nos Açores e na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo do arquipélago até às 18:00 de quarta-feira.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adianta que a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de oeste, com altura significativa que poderá atingir os seis metros e altura máxima de nove metros no arquipélago dos Açores.

A ondulação poderá atingir os 10 metros de altura significativa e 15 metros de altura máxima na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo, com o período médio a oscilar entre 12 e 15 segundos.

No que diz respeito ao vento, na zona Norte da área de Busca e Salvamento Marítimo poderá atingir velocidades médias de 74 quilómetros por hora proveniente de oeste-sudoeste e rajadas até 120 quilómetros por hora.

Por isso, a AMN e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

À população em geral, aconselham a que as pessoas permaneçam em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.

Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Pico, Faial, Graciosa e S. Jorge) sob aviso amarelo até às 06:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Ler mais
Relacionadas

Oito distritos sob aviso amarelo na quarta-feira devido à agitação marítima

Os distritos do Porto, Braga, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Recomendadas

Conheça os rótulos europeus de eficiência hídrica e energética e poupe centenas de euros por ano

Nestas imagens fica a conhecer os rótulos para aumentar a poupança. Se utilizássemos equipamentos mais eficientes, o montante a pagar na fatura seria substancialmente reduzido, refere a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Garrafa portuguesa Eco poupou mais de 180 toneladas de plástico descartável. Marca prepara expansão para Espanha e França

No segundo ano da atividade, nem a marca Eco conseguiu fugir aos impactos da pandemia: “preocupa-nos em particular que a atual pandemia possa vir a afetar os comportamentos sustentáveis dos consumidores”, conta André Paiva ao Jornal Económico.

Fim de semana vai ter aumento de temperaturas. Termómetros chegam aos 21 graus

As temperaturas vão subir ligeiramente no fim de semana porque a depressão que tem gerado precipitação vai passar a ter “menos influência no estado do tempo em Portugal Continental”, avisou o IPMA ao Jornal Económico. Haverá, porém, alguma nebulosidade.
Comentários