[weglot_switcher]

Autoridade Marítima alerta para presença de caravelas-portuguesas na Madeira

Os sintomas da picada da caravela-portuguesa incluem dor e sensação de queimadura. A Autoridade Marítima recomenda à população que evite o contacto com estes organismos.
7 Maio 2018, 17h01

A Autoridade Marítima alerta para a presença de caravelas-portuguesa, ou águas vivas, na Madeira recomendando à população para evitar o contacto com este organismo.

Os sintomas da picada da caravela-portuguesa inclui dor forte e sensação de queimadura e ainda irritação, vermelhidão, inchaço, e comichão.

A Autoridade Marítima acrescenta que as pessoas sensíveis à picada das águas vivas podem podem apresentar sintomas que influem falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómito, febres a pessoas sensíveis à picada e veneno deste organismos e que nestas situações devem ser encaminhadas de imediato para as urgências.

Em caso de contacto com uma caravela-portuguesa a Autoridade Marítima recomenda que “não se coçe ou esfregue a zona atingida”, “não se use água doce, álcool ou amónia”, “não colocar ligaduras”, “lavar com cuidado com soro fisiológico”, “retirar com cuidado os tentáculos da água viva utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico”, “aplicar vinagre na zona atingida”, “aplicar bandas quentes ou água para aliviar a dor”, “recorrer a ajuda médica”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.