Autoridades de saúde admitem desafios em Lisboa: “Temos uma enorme dificuldade em pronunciar o nome das pessoas, uma enorme dificuldade em comunicar”

O coordenador do gabinete de crise para Lisboa e Vale do Tejo apontou que a grande Lisboa tem “características muito específicas: alta densidade populacional e uma enorme diversificação da população”. Em concelhos com residentes de “mais de 100 nacionalidades”, as autoridade de saúde estão a ter uma “enorme dificuldade em comunicar”, disse Rui Portugal, garantindo que o seu gabinete está a preparar respostas a “estes desafios”.

Twitter

As autoridades de saúde admitem que a diversificação da população em algumas freguesias de Lisboa e concelhos da área metropolitana da capital está a dificultar a comunicação, colocando entraves no combate à pandemia da Covid-19.

“Pessoas como eu, que têm experiencia a telefonar para determinar isolamentos, e em muitos casos, sobretudo em Lisboa, temos uma enorme dificuldade em pronunciar o nome das pessoas, uma enorme dificuldade muitas vezes em comunicar”, começou por dizer Rui Portugal, coordenador do gabinete de resposta à Covid-19 para a região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Lisboa, como capital de um país, tem as suas próprias especificidades: em concelhos com mais de 100 nacionalidades como residentes, que são muito bem vindos e gostamos muito dessa diversidade, mas que põe os seus desafios”, afirmou o responsável hoje na habitual conferência de imprensa diária das autoridade de saúde.

“Este gabinete está a preparar uma resposta efetiva e equitativa para estes desafios”, afirmou.

Conforme destacou, a área metropolitana de Lisboa tem “características muito específicas: alta densidade populacional e uma enorme diversificação da população”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que Portugal registou nas últimas 24 horas mais 266 casos positivos de Covid-19 para um total de 41.912, e mais quatro vítimas mortais, para um total de 1.564 óbitos.

Portugal regista mais 266 casos e 4 óbitos por Covid-19

 

Ler mais

Relacionadas

Portugal regista mais 266 casos e quatro óbitos por Covid-19

A Direção-Geral de Saúde confirmou mais quatro mortes nas últimas 24 horas, no boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira. O número de casos recuperados em Portugal aumentou para 27.205
Recomendadas

Reino Unido vai retirar quarentena obrigatória nas viagens para 75 países

O Governo britânico vai levantar as restrições de viagem para 75 países a partir de segunda-feira, avança a BBC. Ainda não é conhecido se Portugal vai integrar a lista. O Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal.

Venezuela: Prazo para delegada da UE abandonar Caracas termina hoje

Maduro defendeu que Bruxelas divulgou uma resolução “em que a supremacista UE sanciona aqueles venezuelanos que, formando parte de instituições do Estado, defendem a Constituição”.

Retrato: 10 números que ilustram a delicada situação que a TAP vive

A pandemia da Covid-19 mudou o destino da companhia aérea portuguesa. Os vários cenários em cima da mesa neste momento apontam para a possibilidade de nacionalização, conforme já avisou o Governo, ou para a saída de um dos acionistas privados da empresa, David Neeleman. Estes 10 números ajudam a compreender a delicada situação que a transportadora aérea vive.
Comentários