O Autovoucher, uma das medidas anunciadas pelo Governo que visa mitigar o aumento do preço dos combustíveis, já ultrapassou os dois milhões de adesões de contribuintes, dos quais 240 mil na última semana após o anúncio do aumento o bónus de cinco para 20 euros já a partir deste mês, avançou nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
“Desde novembro de 2021 está em vigor o Autovoucher que visa subsidiar diretamente os consumidores pelo aumento do preço dos combustíveis”, afirmou o governante, realçando que Portugal foi “o primeiro país da União Europeia a anunciar medidas que atenuem o aumento dos preços dos combustíveis”. Uma medida que Mendonça Mendes admite poder vir a prologar-se para além de março ainda que não necessariamente com os mesmos montantes.
O Autovoucher foi uma iniciativa apresentada pelo Governo em outubro de 2021 e que estava previsto para durar cinco meses. A iniciativa, que conta agora com mais de dois milhões portugueses inscritos até ao momento, tinha como objetivo atribuir um reembolso de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores, que até meados de fevereiro receberam cerca de 26 milhões de euros. Para beneficiar do Autovoucher é preciso estar registado na plataforma do IVAucher.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com