[weglot_switcher]

Avaliação bancária das casas volta a subir em agosto

Os valores médios de avaliação bancária de habitação no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa foram de 26% e 21%, respetivamente, mais altos ao registado no resto do país.
  • Cristina Bernardo
28 Setembro 2017, 12h08

O valor médio de avaliação bancária de habitação aumentou pelo quinto mês consecutivo. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no mês passado, este indicador fixou-se nos 1.122 euros por metro quadrado (m2), uma subida de cinco euros quando comparado com o mês de julho.

O organismo de estatística português aponta uma subida de 0,4% em relação a julho e de 4,6%, face ao valor de agosto do ano passado, tendo as subidas do valor médio das avaliações bancárias abrangido as moradias (0,7%) e os apartamentos (0,5%).

“Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação registou um crescimento de 4,6% em agosto (idêntica à de julho). As variações mais significativas observaram-se na Região Autónoma da Madeira (6,8%), no Centro (6,2%) e no Norte (5,8%), tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado o menor crescimento (0,2%)”, refere o relatório do INE.

Analisando por apartamentos, o valor médio de avaliação bancária situou-se em 1.173 euros/m2, numa subida de seis euros em relação a julho, o que correspondeu a uma taxa de variação em cadeia (variação mensal) de 0,5%. Quanto aos, o montante aumentou 5% em termos homólogos, quando tinha assinalado 5,2%, um mês antes. No caso das moradias, o valor fixou-se nos  1.044 euros/m2, num crescimento de sete euros ao observado em julho.

Os valores no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa foram de 26% e 21%, respetivamente, mais altos ao registado no resto do país.

https://twitter.com/pt_INE/status/913342933482528768

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.