A Axesor Rating avaliou o rating soberano de Portugal, atribuindo uma classificação de BBB com tendência estável, anunciou esta sexta-feira a agência espanhola em comunicado.
“Esta notação reflete tanto a confiança gerada pela consolidação fiscal e pelas reformas estruturais, como os riscos derivados da moderação nas exportações, os desajustes do mercado laboral, o envelhecimento da população e o ainda elevado volume da dívida pública”, salientou.
A Axesor explicou que a classificação reflete a “solidez da procura interna” e a “reativação dos investimentos públicos no contexto do Plano Portugal 2020”. Realça, no entanto, a moderação da perspetiva de crescimento para 2019 de até 1,8%, face à previsão de 2,2% em 2018 e a do IPC é de 1,5%, contra os 1,3% em 2018.
“Embora se preveja que se mantenha a trajetória de consolidação fiscal, apesar dos gastos públicos superiores, o superavit primário pode abrandar as políticas de austeridade, situação que se agrava tendo em conta a proximidade de eleições legislativas, marcadas para 6 de outubro”, refere a empresa. “Os desafios do elevado endividamento, a morosidade bancária e a excessiva dependência externa continuam a ser uma realidade, reduzindo a capacidade da política fiscal de fazer frente a eventuais choques futuros na economia”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com