[weglot_switcher]

Azimut apresenta fundo que investe em carros clássicos e de luxo no autódromo do Estoril

A estratégia de investimento do fundo centra-se em automóveis clássicos de luxo, “Supercars” e “Hypercars” produzidos em edições limitadas com um valor médio superior a um milhão de euros. O valor do fundo não foi avançado.
4 Outubro 2023, 12h34

Salvatore Sberna, da Azimut Investments, vem a Portugal apresentar o fundo Automobile Heritage Enhancement (AHE) no Estoril Classics 2023. Este é um fundo que investe em carros clássicos e em carros de luxo.

Em comunicado a Azimut, grupo global na área de gestão de ativos, gestão de patrimónios, banca de investimento, apresenta no Estoril Classics 2023 “o primeiro e único fundo de investimento evergreen no sector automóvel clássico e de prestígio com uma abordagem integralmente sustentável”.

A estratégia de investimento do fundo centra-se em automóveis clássicos de luxo, “Supercars” e “Hypercars” produzidos em edições limitadas com um valor médio superior a um milhão de euros. O valor do fundo não foi avançado.

“O fundo AHE conta com uma parceria entre Azimut Investments e Ferrari, além da geração de retorno, visa aumentar e preservar o valor histórico e artístico dos automóveis pertencentes aos mais prestigiados fabricantes de automóveis do mundo, promovendo também características de sustentabilidade”, lê-se no comunicado.

“A Azimut Investments vai estar presente no autódromo do Estoril, no Estoril Classics 2023, para apresentar o fundo AHE aos colecionadores de automóveis clássicos. A Ferrari fornece ao fundo o know-how e o apoio estratégico destinado a selecionar e adquirir os ativos-chave para a construção do portfólio da AHE e também vai oferecer aos seus investidores experiências únicas ‘em pista’, bem como a oportunidade de organizar eventos exclusivos na sede da Ferrari em Maranello”, refere a Azimut.

A Azimut explica que a Ferrari “fornece ao fundo o know-how e o apoio estratégico destinado a selecionar e adquirir os ativos-chave para a construção do portfólio da AHE, além da visibilidade do logo AHE nas Ferrari 499Ps envolvidas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA como na série Ferrari Challenge Trofeo Pirelli, o campeonato monomarca mais antigo do mundo na história da empresa sediada em Maranello”.

Lançado no início de maio 2023, ao AHE é um fundo “altamente inovador que capta o interesse crescente de colecionadores e investidores em todo o mundo, especialmente indivíduos com património líquido alto e ultra alto”, explica a gestora de ativos italiana.

O fundo propõe carros vintage como investimento alternativo às classes de ativos tradicionais, “em consideração também de ter observado um crescimento de valor anualizado significativamente superior em comparação com outros ativos tangíveis de luxo, como relógios e obras de arte”, detalha a Azimut.

A fundo AHE posiciona-se como “único player com um processo de investimento estruturado (nas diferentes fases de aquisição, restauração, preservação e venda), graças à licença detida pela Azimut Investments para gestão financeira de carros de colecionador de luxo. Isto torna-o ainda mais num produto único, capaz de superar as complexidades de um mercado particularmente técnico e com elevadas barreiras à entrada”, acrescenta.

Giuseppe Perrucci, é o Country Manager da Azimut em Portugal e explica que “o Fundo AHE representa uma ferramenta que permite o acesso a uma classe de ativo com interesse crescente comparado com uma oferta que por natureza é limitada e ao mesmo tempo atende às necessidades modernas dos colecionadores através de serviços personalizados de suporte e consultoria prestados aos mais altos níveis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.