[weglot_switcher]

Azores Airlines renova frota com novos Airbus

Companhia aérea detida a 100% pela SATA vai renovar a sua forta para voos transatlânticos.
Foto cedida
20 Setembro 2016, 18h55

A Azores Airlines, detida a 100% pela SATA, vai renovar a sua frota transatlântica e de médio curso com modelos de A321neo.

“A partir de 2019 a companhia receberá também o A321LR, com o objetivo assegurar as operações de longo curso. Esta decisão surge no âmbito da estratégia de crescimento da empresa para expandir as novas rotas transatlânticas”, explica um comunicado da participada da SATA, que, no entanto, não especifica o número de aeronaves em causa com este contrato com a Airbus, nem o investimento revisto com esta operação.

A Azores Airlines tem aparelhos Airbus desde 1999, operando sete aviões A310, A320 e A330 nas suas rotas para a Europa, Canadá e América do Norte.

O A321LR é o modelo mais recente da família A320 e consegue percorrer distâncias maiores, tornando-o ideal para rotas transatlânticas e permitindo às companhias voarem para novos mercados de longo curso que anteriormente não estavam ao seu alcance com outros aviões de corredor único.

A entrega dos A321LR à Azores Airlines está prevista para 2019.

“A nossa missão é abrir os Açores ao mundo e vice-versa e estamos felizes por investir no Airbus A321neo para continuar este desafio,” afirmou Paulo Menezes, CEO do Grupo SATA.

“O conforto, a performance, o longo alcance e a eficiência do A321LR permitem-nos responder às necessidades regionais e de longo-curso. O nosso objetivo é tornar-nos cada vez mais fortes e mais competitivos num mercado cada vez mais exigente, criando uma companhia aérea de excelência que se torne numa referência na aviação comercial internacional e que gradualmente e de forma consistente vá conquistando quota de mercado e visibilidade para a empresa”, reforçou este responsável, hoje na cerimónia de celebração do contrato que hoje decorreeu em P9onta Delgada entre a Azores Airlines e a Airbus.

Por seu turno, John Leahy, COO (administrador operacional) da Airbus, disse na mesma ocasião que “estamos muito entusiasmados com esta encomenda que confirma que o A321LR é o avião de corredor único mais adequado para rotas regionais e transatlânticas”.

“Nenhum outro avião ‘single aisle’ consegue atingir a performance, eficiência e produtividade do A321LR e a sua cabine mais ampla oferece uma experiência ainda mais confortável para os passageiros”, garantiu este gestor da Airbus

A família de aviões Airbus A320neo incorpora as tecnologias mais recentes, incluindo motores de última geração e asas com dispositivos ‘Sharklet’, o que permite uma poupança de mais de 15% de combustível, valor que aumentará para 20% a partir de 2020 com as futuras inovações de cabine.

Com quase 4.800 encomendas recebidas de 87 clientes desde o seu lançamento em 2010, a família A320neo capturou quase 60% de quota de mercado, reclama os responsáveis da Airbus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.