O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Grupo Standard Bank (SBG) assinaram um acordo que prevê o aumento do financiamento para as micro, pequenas e médias empresas (PME) tendo em vista facilitar o comércio e a transformação económica no continente, numa iniciativa alinhada com a Estratégia Decenal do banco liderada pelo nigeriano Akinwumi Adesina (2024-2033).
“Esta iniciativa reforça a capacidade de empréstimo do Standard Bank, assegurando um maior acesso ao financiamento por parte das PME, um motor essencial do crescimento económico e da criação de emprego na África do Sul”, explica a entidade num comunicado emitido na segunda-feira.
Em causa está um investimento de 3,6 mil milhões de rands sul-africanos (186,2 milhões de euros) numa obrigação social e, também, um acordo de participação de risco (RPA) de 200 milhões de dólares para o Standard Bank da África do Sul (SBSA). Este último foi acordado tendo em vista melhorar o financiamento do comércio em África, sobretudo nos países de baixo rendimento e nos Estados em transição. “Este acordo permite que os bancos locais aumentem os empréstimos através da partilha de riscos, colmatando o défice de financiamento do comércio e promovendo o comércio intra-africano”.
“O investimento em obrigações sociais promove o desenvolvimento económico inclusivo, em especial para as PME com um volume de negócios inferior a 300 milhões de rands, e empréstimos de valor inferior a 40 milhões de rands”, refere a BAD na mesma nota
De acordo com a instituição sediada na Costa do Marfim, a dotação acordada vai apoiar até quatro mil empresas, “ajudando-as a expandir as suas operações, a criar emprego e a contribuir para a resiliência económica”.
“Esta parceria histórica reforça a nossa capacidade de apoiar as PME, a espinha dorsal da economia da África do Sul. Com cerca de 3,2 milhões de PME a representarem 60% dos postos de trabalho, é fundamental garantir o acesso ao financiamento. Esta iniciativa alinha-se com o nosso Quadro de Financiamento Sustentável e o nosso compromisso com a inclusão financeira”, explica Kenny Fihla, diretor executivo adjunto do Grupo Standard Bank e diretor Executivo do SBSA, durante a cerimónia de assinatura do acordo.
Do lado do Banco Africano de Desenvolvimento, Leila Mokaddem, diretora-geral para a África Austral da instituição, olha para a colaboração como “um marco significativo na parceria de longa data” entre as duas partes, apresentando-se como “um testemunho do compromisso comum de apoiar o crescimento das PME e de melhorar o financiamento do comércio em toda a África”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com