Banco angolano Keve divulga lista de devedores

Na tabela está Eliseu Gaspar, vice-presidente da Associação Industrial de Angola e a empresa DISTRAL, ligada ao empresário e antigo presidente da Federação Angolana de Futebol, Armando Augusto Machado.

O Banco Keve emitiu um pedido de comparência e divulgou esta sexta-feira uma lista com os nomes de 57 clientes singulares e 41 empresas para que se dirijam à Direção Jurídica e ao Gabinete de Monitorização e Recuperação de Crédito no horário normal de expediente. O banco angolano determina um prazo de oito dias úteis a contar da data da publicação do anúncio hoje, 13 de setembro de 2019.

Entre os devedores singulares, o destaque vai para Eliseu Gaspar, vice-presidente da Associação Industrial de Angola e empresário da Lunda Norte e a empresa DISTRAL Lda, ligada ao empresário e antigo presidente da Federação Angolana de Futebol, Armando Augusto Machado, e ao empresário Miguel Tropa.

O jornal “Mercado” tentou várias vezes obter esclarecimentos através dos contactos telefónicos dos visados, mas sem sucesso até à conclusão da peça.

A divulgação da lista do Banco Keve surge duas semanas depois de o BPC ter publicado na mesma página do Jornal de Angola, ocupando o mesmo espaço, uma lista de 160 empresas com dívidas por regularizar no maior banco público.

O Banco Keve adotou a medida de recuperação coerciva do crédito vencido depois de ter registado um prejuízo de 2 mil milhões kwanzas (Kz) no ano passado e acumular um crédito malparado que mais que duplicou em um ano, tendo saído de 10 mil milhões Kz em 2017 para 21,1 mil milhões Kz em 2018, o que obrigou a constituir imparidades no valor de 22,1 mil milhões Kz em 2018, quando no período homólogo as imparidades estavam avaliadas em 11,8 mil milhões Kz.

Embora o crédito vencido tenha registado uma evolução acima dos 100%, o relatório e contas do banco referente a 2018 demonstra que o sector empresarial público reduziu a sua dívida no banco de 577,5 milhões Kz em 2017 para 491 milhões Kz em 2018. Os particulares são os maiores devedores do Banco Keve. Incluindo as imparidades, o Banco Keve conta com um crédito vencido estimado em 71,8 mil milhões Kz.

Fonte do banco esclareceu que o critério para a escolha e publicação dos nomes dos clientes devedores foi definido pela administração e pelo gabinete de recuperação de crédito vencido. “Não estou completamente por dentro. Vou ter de ligar ao diretor de recuperação. Mandara-nos a lista e pediram-nos para publicar”, disse fonte do banco.

Ler mais
Recomendadas

Endividamento das empresas agravou 400 milhões de euros em agosto por causa do sector público

Dos 724 mil milhões de euros de dívida registada em agosto, 319,8 mil milhões de euros têm no setor público e 404,2 mil milhões de euros no setor privado, de acordo com uma nota de informação estatística do Banco de Portugal.
BCP

Sonangol não quer sair do BCP

Miguel Maya e Nuno Amado estiveram em Luanda na semana passada reunidos com Gaspar Martins, presidente do conselho de administração da Sonangol. A petrolífera estatal angolana reafirmou o interesse em permanecer como acionista de referência do banco.

PremiumCGD vende filial em Espanha acima do valor de mercado

A Caixa vendeu o Banco Caixa Geral ao Abanca com um múltiplo acima da média do mercado. O Price-to-Book Value inerente à transação foi de 0,74x acima da média na Ibéria que é de 0,57x.
Comentários