O Banco de Investimento em Infraestrutura (AIIB), apoiado pela China, disse em comunicado que suspenderá todos os negócios relacionados com a Rússia – que faz parte do corpo acionista – e a Bielorrússia num sinal de afastamento daqueles dois países depois da invasão da Ucrânia.
Mas, mais importante que o facto de a Rússia ser acionista, é a evidência de que a China (o maior acionista) parecer estar a afastar-se doo seu parceiro russo e a aceitar, pelo menos neste caso, replicar as sanções ocidentais decididas contra algumas instituições financeiras russas.
Em comunicado, o AIIB diz que “no melhor interesse do banco, a administração decidiu que todas as atividades relacionadas com a Rússia e a Bielorrússia estão suspensas e sob revisão”. Pequim é a maior acionista da instituição multilateral – criação do presidente chinês Xi Jinping – com quase 27% de poder de voto.
O banco foi lançado em dezembro de 2015 para combater o domínio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), principalmente na Ásia. Inicialmente, faziam parte do elenco acionista Austrália, Áustria, Brunei, China, Coreia do Sul, Geórgia, Alemanha, Jordânia, Luxemburgo, Mongólia, Mianmar, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Singapura e Reino Unido, que acumulavam 50,1% dos direitos de voto. A Rússia entrou mais tarde e detém um pouco mais de 6% dos votos, a terceira maior posição depois da China e da Índia, que também entrou posteriormente à criação da instituição.
O comunicado refere ainda que o banco está “a monitorizar ativamente a situação” na Ucrânia e que a administração fará o “máximo para salvaguardar a integridade financeira” do grupo.
Entretanto, segundo alguns sites noticiosos, o New Development Bank, com sede em Xangai e criado em 2014 pelos Estados do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com objetivos semelhantes aos do AIIB, também adiantou que “colocou novas transações na Rússia em espera”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com