O banco central da Rússia anunciou que a partir de 15 de agosto iniciará um projeto-piloto para testar operações financeiras com o recurso a rublos digitais – no qual irão participar 13 instituições financeiras e um número limitado de clientes. A criação de carteiras digitais e o pagamento de compras fazem parte das ações previstas, que servirão de rampa de lançamento do plano a nível nacional até 2025.
“O lançamento de operações-piloto com rublos digitais reais é a etapa mais importante do projeto”, disse Olga Skorobogatova, primeira vice-governadora do Banco da Rússia, citada pela imprensa. Aquela responsável explicou que, nesta fase de testes, o Banco da Rússia terá a oportunidade de avaliar o funcionamento da plataforma digital do rublo num ambiente industrial real mas controlado, elaborando todos os procedimentos necessários com a participação dos clientes e ajustando-os à medida a que isso se verifique necessário.
Durante esta primeira fase de testes, será possível realizar operações básicas, incluindo abertura de contas de suporte digitais em rublos, bem como realizar transferências, pagamentos automáticos simples e pagamento de compras e serviços usando um código QR em 30 pontos de venda localizados em 11 cidades russas.
A instituição explicou que o universo limitado de utilizadores-participantes na experiência será ampliado até o final de 2023. “Planeamos introduzir o rublo digital em circulação em massa com base nos resultados dos testes em etapas – o que ficará sujeitos à conclusão bem-sucedida do teste-piloto em todos os cenários para operações com o rublo digital”, explicou a Skorobogatova.
“Esperamos que, a partir de 2025, os cidadãos e as empresas possam usar ativamente a moeda digital nacional”, acrescentou a vice-governadora, enfatizando que o uso do rublo digital será uma decisão de todos os cidadãos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com