O Banco CTT concluiu a adesão à garantia pública do Estado, com o objetivo de conceder crédito à habitação aos jovens até aos 35 anos de idade. De acordo com fonte oficial do Banco CTT, já estão agendadas escrituras para a primeira semana de 2025.
Esta instituição Banco A distribuição dos valores disponíveis para cada uma das 18 entidades bancárias já era conhecido desde 18 de dezembro, após a assinatura do despacho pelo ministro das Finanças
“O Banco CTT concluiu o processo de adesão à garantia pública para concessão de crédito habitação jovem, com a assinatura do contrato de garantia de carteira com o Estado Português. A partir deste momento, o Banco CTT reúne todas as condições para escriturar novos créditos ao abrigo da garantia do Estado”, segundo a fonte do Banco CTT.
Depois do Banco CTT é expectável que as restantes instituições venham anunciar que já finalizaram o processo de adesão à linha de garantia do Estado, entre esta terça-feira e as primeiras semanas de 2025.
A medida foi apresentada pelo Governo e promulgada pelo Presidente da República ainda em junho.
A garantia pública foi criada para auxiliar os jovens até 35 anos, com esta a corresponder a 10% do valor do crédito à habitação. O Executivo vai viabilizar o financiamento bancário da parte que não se encontra coberta, correspondente à entrada para a compra da casa, que, por norma, é o valor que o banco exige como capital próprio de quem está a comprar um imóvel.
Entretanto foi tornado público que as instituições bancárias também poderiam aderir à garantia pública, cabendo-lhes também verificar o cumprimento dos requisitos a serem cumpridos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com