[weglot_switcher]

Banco CTT lidera reclamações no crédito à habitação, CA AutoBank no crédito ao consumo e ActivoBank nos depósitos

O Banco de Portugal publicou a evolução das Reclamações dos Clientes Bancários relativo aos primeiros sete meses de 2023.
11 Outubro 2023, 13h52

No primeiro semestre de 2023, o ranking, tendo em conta o número de reclamações por cada mil contratos de crédito aos consumidores por instituição, revela que o mais reclamado foi de longe o CA Auto Bank, sucursal em Portugal do banco de crédito automóvel do Crédit Agricole; seguido do Banco CTT; e do RCI Banque, sucursal em Portugal. Em quarto lugar ficou o Santander Consumer Finance, sucursal no país.

Número de reclamações dos bancos cresce 25% até julho para 15.833

Neste ranking de 34 instituições – onde o Credibom surge em último lugar nas instituições com mais reclamações de clientes – verifica-se que, em média, tiveram mais do que duas reclamações por trimestre em 2023.

Relativamente aos depósitos à ordem, o ranking, tendo em conta o número de reclamações por cada mil contas de depósito à ordem em vigor, por instituição, revela que o mais reclamado foi o ActivoBank (do grupo BCP). Em segundo lugar surge o Abanca, sucursal em Portugal, e em terceiro o Novobanco. Em quarto lugar aparece o Banco CTT seguido do Bankinter, sucursal.

O Banco Atlântico Europa, o Banco Montepio e a sucursal do BBVA tiveram também pontuações no ranking acima da média do sistema.

O menos reclamado aqui é o BiG.

As instituições que figuram no ranking de 16 instituições tiveram mais do que duas reclamações por trimestre em 2023.

No crédito à habitação e hipotecário, para o primeiro semestre de 2023, o número de reclamações por cada mil contratos de crédito à habitação e hipotecário, por instituição, revela que o Banco CTT é o mais reclamado. Seguindo-se o Abanca sucursal em Portugal e o EuroBic.

Em quarto surge a sucursal do Bankinter; em quinto a Caixa Geral de Depósitos; em sexto o Novobanco; e em sétimo o Banco Montepio.

Neste ranking de 13 bancos, o que aparece em último, logo, o melhor classificado é o grupo de Caixas de Crédito Agrícola Mútuo do SICAM. Em penúltimo surge a sucursal da instituição espanhola UCI. Nesta lista todas tiveram mais do que duas reclamações por trimestre no primeiro semestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.