[weglot_switcher]

Banco de Fomento: Comissão Executiva aumentada para seis e conselho de administração para 12

O processo de fit and proper para os novos administradores foi entretanto desencadeado junto do Banco de Portugal, revela o Governo.
Banco do Fomento
15 Novembro 2024, 12h23

Os ministérios da Economia e Finanças confirmaram ao Jornal Económico alterações na composição da administração do Banco do Fomento, no âmbito da aprovação do último Conselho de Ministros.

“Neste sentido, é ampliada a Comissão Executiva do BPF de cinco para seis membros, por forma a reforçar a governança e o respetivo compliance, para endereçar as boas práticas preconizadas pelo Supervisor”, revela o Governo.

“A constituição do conselho de administração do Banco Português de Fomento passa também de 11 para 12 membros, com idêntico objetivo de conferir ainda maior equilíbrio à instituição”, acrescentam os ministérios.

O processo de fit and proper para os novos administradores foi entretanto desencadeado junto do Banco de Portugal, revela o Governo.

Gonçalo Regalado, diretor do BCP, foi escolhido como o futuro CEO do banco promocional substituindo Ana Carvalho.

Carlos Leiria Pinto deverá ser o novo chairman (presidente do conselho de administração), substituindo Celeste Hagatong que saiu no Verão por motivos de saúde.

Bruno Filipe Rodrigues, que é o atual administrador financeiro, deverá transitar para a nova equipa de administradores executivos.

“A constituição da nova equipa que foi proposta procura assim assegurar a representatividade de género e visa atingir o equilíbrio entre o rejuvenescimento dos órgãos sociais do BPF e a continuidade de parte dos seus elementos”, concluem os Ministérios ao JE.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que “altera as regras de funcionamento do Banco Português de Fomento designadamente a aspetos da composição do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, com vista a conferir maior robustez e agilidade à constituição dos seus órgãos sociais e à sua governança”.

Os atuais órgãos sociais do Banco Português de Fomento foram eleitos para o triénio 2022/2024.

A mudança do board do banco promocional está prevista para o fim de novembro, altura em que a atual administração acaba o mandato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.