Faz hoje um ano que o Banco de Portugal lançou o SPIN, um serviço que veio simplificar as transferências.
O lançamento do SPIN, a 24 de junho de 2024, permitiu que passasse a ser possível realizar transferências, tradicionais e imediatas, indicando o número de telemóvel do beneficiário (se este for um particular) ou o NIPC ― número de identificação de pessoa coletiva (se o beneficiário for uma empresa), em vez do IBAN.
Desde o passado dia 2 de junho, também é possível fazer transferências para particulares utilizando o respetivo NIF ― número de identificação fiscal, lembra o BdP.
Os prestadores de serviço de pagamento têm até 31 de julho de 2025 para disponibilizar este novo identificador a todos os seus clientes, em todos os canais.
O Banco de Portugal sublinha que o SPIN pode ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custos adicionais, nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento (homebanking, aplicações móveis e até ao balcão).
Por estar associado à confirmação do beneficiário, o SPIN também permite confirmar o nome do destinatário da transferência antes do início da operação, tornando-a ainda mais segura.
Desde que foi disponibilizado, este serviço já permitiu iniciar 45 milhões de transferências, tradicionais e imediatas, de forma mais simples e conveniente, revela o banco central.
“Para iniciar transferências através do SPIN, não é necessário aderir ao serviço, já que este está acessível automaticamente a todos, em todos os canais nos quais é possível iniciar transferências. Para receber fundos através do seu número de telemóvel, NIF ou NIPC, apenas é necessário associar o seu IBAN a um destes identificadores”, explica o BdP.
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