[weglot_switcher]

Banco de Portugal aplicou multas de 10,1 milhões aos bancos no primeiro trimestre

No decurso do primeiro trimestre de 2019 o Banco de Portugal instaurou 19 e decidiu 20 processos de contraordenação.
  • Cristina Bernardo
23 Abril 2019, 12h51

No decurso do primeiro trimestre de 2019 o Banco de Portugal instaurou 19 e decidiu 20 processos de contraordenação a entidades por si supervisionadas (bancos e outras instituições supervisionadas).

No contexto das decisões proferidas foram aplicadas coimas que totalizaram  10,1 milhões de euros (10.103.500 euros), dos quais 163 mil euros ficam suspensos na sua execução.

Na síntese da atividade sancionatória, o supervisor bancário relata que dos 20 processos decididos, 12 dizem respeito a infrações de natureza comportamental; cinco respeitam a infrações de natureza prudencial; dois referem-se a infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo e um respeita a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita.

Compete ao Banco de Portugal a supervisão das instituições de crédito, das sociedades financeiras, das entidades prestadoras de serviços de pagamento, nomeadamente das instituições de pagamento, e das instituições de moeda eletrónica.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.