Em 2024, o Banco de Portugal realizou 157 ações de cooperação, tendo como principais parceiros os bancos centrais dos países de língua portuguesa, revelou hoje a instituição liderada por Mário Centeno.
As ações de cooperação abrangeram sobretudo temas de banca central, em particular supervisão e estabilidade financeira, estatística e sistemas de pagamentos.
O Banco de Portugal manteve participação ativa nos Acordos de Cooperação Cambial de Portugal com Cabo Verde e de Cooperação Económica de Portugal com São Tomé e Príncipe.
“Outras geografias têm ganhado relevância, com destaque para os países vizinhos da União Europeia”, explica o banco central.
“Esta maior diversidade é potenciada pela participação do Banco em iniciativas internacionais de cooperação técnica, no âmbito do Sistema Europeu de Bancos Centrais e nas missões de assistência técnica do FMI e do Banco Mundial”, acrescenta.
O Banco de Portugal publicou hoje o Relatório Anual da Atividade de Cooperação de 2024. Este relatório dá conta da atividade de cooperação que o Banco de Portugal realiza com os homólogos de países emergentes e em desenvolvimento.
“Os recursos usados nesta atividade são enquadrados na ajuda pública ao desenvolvimento de Portugal”, refere o BdP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com