[weglot_switcher]

Banco Europeu de Investimento investe 50 milhões em nova titularização da UCI

Esta nova parceria entre o BEI e a UCI envolve um investimento de 50 milhões de euros numa titularização de 480 milhões de euros de hipotecas residenciais com origem em Espanha (RMBS Prado VIII) e permitirá financiar novos empréstimos verdes e sustentáveis.
  • Cristina Bernardo
12 Maio 2021, 21h27

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a União de Créditos Imobiliários (UCI) – uma joint venture entre o Banco Santander e o Grupo BNP Paribas – formalizaram um novo acordo para impulsionar a renovação dos edifícios existentes em Portugal e Espanha.  Os investimentos verdes fazem parte da estratégia da UCI para o financiamento sustentável, destaca a instituição de crédito.

Em comunicado ambas as instituições revelam que o BEI e UCI trabalham em conjunto na renovação do parque residencial em Portugal e Espanha para reduzir as emissões de CO2 até 10.269 toneladas por ano.

Esta nova parceria entre o BEI e a UCI envolve um investimento de 50 milhões de euros numa titularização de 480 milhões de euros de hipotecas residenciais com origem em Espanha (RMBS Prado VIII) e permitirá financiar novos empréstimos verdes e sustentáveis, lê-se na nota.

“Embora o financiamento esteja principalmente orientado para a renovação de edifícios, também serão elegíveis empréstimos hipotecários para a compra de casas com elevados padrões de eficiência energética”, adiantam.

Esta será a segunda operação realizada pelo BEI com a UCI, tendo a anterior tido lugar em Maio de 2020, através do investimento do BEI numa parcela de 100 milhões de Euros do RMBS Green Belém 1 (a primeira emissão de obrigações verdes com garantia hipotecária em Portugal lançada pela UCI), lembra a instituição de crédito.

“O projeto contribuirá para a mitigação das alterações climáticas e está alinhado com a “onda de renovação” da Comissão Europeia. A poupança final total de energia em Portugal e Espanha está estimada em 57,3 GWh/ano a partir do momento em que os fundos sejam totalmente desembolsados, o que corresponde a uma poupança de 10.269 toneladas/ano de CO2 equivalente ao consumo anual de energia de 14 000 lares”, referem as empresas

Além disso, espera-se que os projetos financiados pela UCI com o apoio do BEI criem cerca de 940 empregos por ano durante o período de construção, adiantam.

A propósito desta operação o Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, responsável pela atividade do banco da UE em Espanha, afirma em comunicado que “atualmente, cerca de 75% do parque imobiliário tem uma baixa eficiência energética e, o que é mais crítico, quase 85-95% deles estarão ainda em uso em 2050”.

“Estamos, portanto, muito orgulhosos de apoiar a UCI na condução de projetos e investimentos ecológicos para melhorar significativamente a eficiência energética em Portugal e Espanha”, afirmou ainda o responsável, concluindo dizendo que “a atual pandemia não nos deve fazer esquecer de que a recuperação da economia na Europa deve continuar a concentrar-se na ação climática”.

Já o CEO da UCI, Roberto Colomer, afirma no mesmo comunicado “estamos orgulhosos de poder alargar a nossa parceria com o BEI para continuar a desenvolver a nossa estratégia de financiamento sustentável na Península Ibérica e contribuir para a descarbonização do parque habitacional em ambos os países”.

Os empréstimos abrangidos por esta parceria cumprirão os critérios estabelecidos pela Federação Hipotecária Europeia no âmbito do Plano de Acção para a Eficiência Energética (EEMI), assegura o BEI.

“Em particular, as operações de renovação devem gerar uma melhoria na eficiência energética da propriedade de pelo menos 30%, enquanto o financiamento para a compra de novas habitações deve ter um consumo de energia mais baixo”, diz a UCI que adianta que “ambos os critérios estão de acordo com os estabelecidos para se qualificar para o Selo de Eficiência Energética (EEM Label), uma iniciativa em que a UCI é também pioneira em Espanha e Portugal”.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, cujos acionistas são os seus Estados-Membros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.